12 brincadeiras de Festa Junina que as crianças adoram

4 min. leitura

Brincadeiras de Festa Junina para fazer com as crianças
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Chegou a época de comidas gostosas e muita diversão! Reunimos dicas de brincadeiras de Festa Junina típicas para divertir os pequenos – e os adultos também.

Parece que ontem mesmo estávamos comemorando o Natal, mas os meses passaram voando e já chegou junho de novo! Com o friozinho voltando, começaram também as Festas Juninas.

É hora de se deliciar com os pratos típicos. Muitos são feitos à base de milho, já que é época da colheita: a canjica, o curau e a pamonha. Não podemos esquecer da pipoca e do milho cozido, além de em algumas regiões ser comum comer pinhão. E, os adultos, espantam o frio com vinho quente e quentão!

As crianças até aproveitam as delícias da festa, mas o que elas mais gostam mesmo é das brincadeiras. São muitos os jogos da cultura popular que viraram tradição nas comemorações de São João, Santo Antônio e São Pedro.

Brincadeiras de Festa Junina

Nós reunimos aqui as brincadeiras de Festa Junina favoritas, nas quais todo mundo pode participar. Veja abaixo ideias para tornar a festa uma grande diversão em família!

Pesca

Pesca, brincadeira de Festa Junina
Foto: www.sogipa.com.br

Essa é uma das brincadeiras mais tradicionais! Em uma grande caixa ou bacia com areia, colocam-se peixinhos de papelão, plástico ou madeira. O objetivo é pescá-los usando uma vara. Para isso, os peixes podem ter argolinhas na boca ou então um furo, onde entre o anzol. Outra ideia é usar ímãs, colando um em cada peixe e outro na ponta da vara.

Boca do Palhaço

Vamos ver quem é bom de mira, sô! Essa brincadeira é fácil de criar: basta desenhar um grande rosto de palhaço em um papelão e recortar um buraco na sua boca. Pendure o palhaço ou apóie-o de pé de alguma forma. As pessoas devem acertar a bolinha (de tênis ou de borracha) no buraco, jogando de uma certa distância.

Jogo de Argolas

Essa brincadeira junina também é super fácil de fazer, e ainda ajuda a reutilizar garrafas de vidro ou de plástico. Junte 10 garrafas do mesmo tamanho; você pode decorá-las com o tema junino e definir o número de ponto que cada uma vai valer. Dispondo-as em triângulo, cada jogador tem 10 argolas para jogar de uma certa distância e acertar as garrafas.

Veja também: Receita de amendoim doce para Festa Junina

Tomba Latas

Tomba latas: brincadeira de Festa Junina
Foto: www.magicstareventos.com.br

Mais uma brincadeira junina divertida com materiais reciclados! Junte 10 latas de alumínio (pode ser de achocolatado, leite em pó, ou até latas menores de milho e leite condensado) e decore-as como quiser. Para jogar, faça uma pirâmide com 4 na base, 3 em cima e assim por diante. Com bolinhas de borracha ou até de meia, a brincadeira é derrubar as latas acertando-as de longe.

Rabo do Burro

Essa brincadeira sempre acaba em muita risada! Em uma parede, cole um grande desenho de um burrinho sem rabo. A ideia é fazer um rabo separado, de papel crepom por exemplo. Segurando o rabo com uma fita adesiva na ponta, a criança ou adulto que for brincar deve ter os olhos vendados e girar algumas vezes. Então, andar até o desenho e colar o rabo no lugar certo. Será que alguém vai conseguir acertar?

Receba dicas e novidades por email:

Quadrilha

Uma das partes mais tradicionais de qualquer Festa Junina! Os dançarinos usam trajes típicos e maquiagem caipira: chapéus de palha, bochechas com blush e pintinhas, bigode e cavanhaque, dente pintado de preto…

O tema tradicional da quadrilha junina é um casamento do interior, estrelado pela noiva, o noivo, um padre e outros personagens. A música é conhecida praticamente no país todo e o marcador da quadrilha narra a dança em cada parte: o balancê, o passeio na roça, o túnel e o caracol. Veja mais sobre a história da quadrilha e como organizar a sua.

Corrida do saco

Corrida de saco: brincadeira de Festa Junina
Foto: www.mzdecoracoes.wordpress.com

Essa brincadeira antiga e típica do interior consiste em uma corrida, na qual os participantes devem pular dentro de um saco grande (de farinha, por exemplo). É mais difícil do que parece, mas muito divertido! Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida.

Catar amendoim

Nessa brincadeira de Festa Junina, espalham-se alguns amendoins com casca no chão. Os participantes ficam em uma linha e correm até os amendoins, pegando um por um com uma colher para trazer de volta até a linha. Vence quem conseguir pegar o maior número de amendoins no tempo combinado.

Veja também: Decoração de Festa Junina para fazer com as crianças

Correio Elegante

Essa brincadeira junina se baseia em um verdadeiro correio para distribuir mensagens românticas ou de amizade na sua Festa Junina. Os convidados escrevem as mensagens, podendo se identificar ou ficar anônimos. Então, os entregadores levam cada mensagem para seu destinatário ou então lêem a mensagem na frente de todos. Uma dica é deixar cartõezinhos decorados prontos com espaço para escrever, junto com bombons para deixar tudo mais gostoso.

Maçã na água

Nessa brincadeira, a ideia é pescar maçãs ao invés de peixes. Em um balde de água, coloque várias maçãs boiando: ao mesmo tempo, cada participante deve tentar pegar uma maçã com a boca, com as mãos para trás. Quem conseguir pegar primeiro, ganha a rodada.  

Pula fogueira

Nas festas de São João, a fogueira tem o significado de festejar a vitória da luz contra a escuridão, além de ser usada para espantar o frio e os insetos. É tradição pular fogueiras, mas não queremos ninguém se machucando. Então, que tal fazer uma fogueira com papel crepom e rolos de papel? Assim todos podem brincar de pular a noite toda!

Veja também: 17 Brincadeiras tradicionais para se divertir e aprender

Bolha de sabão

Quem não adora brincar de fazer bolhas gigantes de sabão? Essa é uma prenda comum em muitas Festas Juninas, e faz o maior sucesso entre os pequenos. Aproveite para incentivá-los a brincar nos espaços ao ar livre da festa sem sujar a casa, e se divertir ainda mais.

Esperamos que goste das brincadeiras de Festa Junina e, se tiver mais ideias, compartilhe com a gente nos comentários. Bom arraiá! 🔥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *