Lanchinhos saudáveis para levar na escola: 7 receitas fáceis e deliciosas!

lanchinhos saudáveis para levar na escola
Ouça o post

Tem dificuldade de pensar em lanchinhos saudáveis para seu pequeno? Veja dicas de receitas práticas que ele vai adorar levar para comer na escola!

Nem sempre é fácil pensar no que mandar de lanche para os filhos a semana toda na escola. Muitas vezes pela manhã o tempo é corrido, às vezes não temos todas as opções no armário e no meio disso tudo, os pequenos precisam se alimentar bem durante um período em que gastam muita energia.

Lanchinhos industrializados podem ser muito práticos, mas nem sempre são a opção mais saudável. E com frequência as crianças se enjoam de levar sempre lanches parecidos. Para te ajudar com essa tarefa diária, preparamos várias dicas que vão desde como organizar o cardápio da semana até receitas de lanchinhos saudáveis e deliciosos para levar na escola!

Antes do preparo:

1. Capriche na apresentação

Antes de pensar no que servir, é importante ter em mente que a apresentação dos lanchinhos também é importante. As crianças não são diferentes dos adultos e cores, formas e texturas também fazem parte da experiência de se alimentar.

Experimente usar forminhas variadas, copos coloridos, potinhos estampados e até um guardanapo diferente. Esses pequenos detalhes de capricho fazem toda a diferença!

2. Aposte em variedades

É importante variar nos lanchinhos porque assim a criança desenvolve seu paladar e também não enjoa. Vale montar o cardápio da semana antecipadamente para facilitar a ida ao mercado e até economizar aproveitando promoções. A organização ajuda a poupar tempo e dinheiro!

Tente fugir o quanto puder dos industrializados. Muitos possuem uma quantidade muito grande de açúcar, sal ou sódio, além de todos os conservantes e acidulantes que podem ser piores para o metabolismo infantil.

3. Incentive a participação

Sempre que possível é importante convidar as crianças para participarem das compras e até da montagem do lanche. Incluí-las nessa tarefa gera uma expectativa para a hora de abrir a lancheira na escola e devorar o que estiver por lá! Dessa forma elas aprendem desde cedo a fazer escolhas saudáveis e a importância de cada alimento para o corpo e a sua saúde.

Leia mais: 10 passos para oferecer lanches saudáveis para as crianças

Ideias de lanchinhos saudáveis para escola

Sejam biscoitos, barrinhas, pão de queijo ou picolé de sobremesa, o que importa é oferecer lanchinhos saudáveis que não deixam de ser gostosos. Confira as cinco sugestões de receitas que selecionamos para você:

Pãozinho de banana

Ingredientes:

3 bananas grandes maduras

3 colheres (sopa) de iogurte integral natural

2 ovos

1 colher (chá) de baunilha

200g de farinha de aveia

1 colher (chá) de canela

1 colher (chá) de fermento em pó

1/3 de xícara de óleo de coco

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. em uma tigela, amasse as bananas até formar um purê (as crianças vão adorar ajudar nessa parte!). Adicione uma parte do óleo de coco junto com o iogurte, ovos e baunilha. Misture esses ingredientes e utilize um mixer ou liquidificador se quiser.

Depois, misture os ingredientes secos em uma tigela separada e adicione o creme de bananas ao final, mexendo bem. Com o restante do óleo de coco unte a assadeira, acrescente a mistura e leve ao forno durante 30 a 35 minutos.

Pão de queijo saudável

Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de batata-doce cozida

1 xícara (chá) de polvilho doce

1 xícara (chá) de água

¼ de azeite de oliva

½ colher (sopa) de sal

1 colher (sopa) de chia

Óleo para untar

Modo de fazer:

Amasse a batata-doce com um garfo e reserve. Misture todos os outros ingredientes em um recipiente e depois adicione a batata doce.

Mexa com as mãos até obter uma massa para modelar os pães com a ajuda das crianças.

Unte a fôrma com óleo e espalhe as bolhinhas com espaço para que cresçam. Leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse por 30 minutos.

Picolé de iogurte com morango

Ingredientes:

200 g de sorvete de baunilha (sem adição de açúcar)

150 g de morango

3 colheres (chá) de adoçante culinário

1/2 xícara de iogurte natural

Modo de preparo:

Deixe o sorvete em temperatura ambiente por cinco minutos ou até que comece a amolecer.

No processador, bata o morango até obter um purê e transfira para uma tigela, acrescentando 2 colheres de chá do o adoçante culinário. Coloque 1/4 de xícara do purê de morango em copinhos para café pequenos. Em uma tigela pequena, adoce o iogurte com o que sobrou do adoçante e despeje nos copinhos. Misture o sorvete ao restante do purê de morango e distribua entre os copinhos, preenchendo-os quase até a borda. Em cada um, espete um palito de sorvete e leve ao congelador por três horas ou até os picolés ficarem bem firmes. Cinco minutos antes de servir, retire os picolés dos copos.

Chips de maçã

Ingredientes:

3 maçãs

Modo de fazer:

Lave e seque as maçãs com casca, fatiando-as bem fininhas com um ralador tipo mandolin, desprezando os cabinhos e as sementes. Espalhe as lâminas em uma assadeira grande forrada com papel-manteiga sem colocar uma sobre a outra.

Preaqueça o forno a 150ºC por 15 minutos e depois asse por 1 hora. Desligue o forno, vire todas as fatias e deixe esfriarem lá dentro com a porta parcialmente aberta. Depois que estiverem frias, guarde os chips em um pote.

Barrinha de cereal com banana

Ingredientes:

2 xícaras de aveia em flocos

¼ xícara de gergelim

½ xícara de açúcar mascavo

¼ de melado de cana

¼ xícara de amêndoa

¼ xícara de castanha de caju

¼ xícara de castanha do pará

2 bananas d’água amassadas

1 colher (café) de canela em pó

1 colher (sopa) de óleo de coco

Um pouco mais de óleo de coco para untar a forma

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela até formar uma massa homogênea. Despeje amassa na forma untada com óleo de coco, alisando com uma espátula molhada para não grudar. Pré-aqueça o forno por 5 minutos a 180ºC e asse a massa por 30 minutos. Ainda quente, marque o tamanho das barrinhas e espere esfriar para cortar.

Bolinho de cenoura integral

Ingredientes

3 cenouras médias picadas

½ xícara (chá) de azeite

1 xícara (chá) de açúcar de coco

2 ovos

1 xícara (chá) de farinha de trigo branca

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

50 gramas de chocolate meio amargo picado ou gotas de chocolate

Modo de fazer:

Bata as cenouras, o azeite, o açúcar de coco e os ovos no liquidificador. Em uma vasilha, misture as farinhas, o fermento e vá adicionando o creme de cenoura batido. Misture até que fique uma massa homogênea. Depois acrescente o chocolate e misture. Leve ao forno preaquecido em temperatura média e asse por aproximadamente 40 minutos.

Veja também: Receita de bolo de cenoura com calda de chocolate

Muffin de cocadinha

Ingredientes

Leite de coco caseiro (poupa de ½ coco fresco com 200ml de água)

4 ovos

1 colher (chá) de essência de baunilha

3 colheres (sopa) de óleo de coco

½ xícara (chá) de farinha de coco

⅔ de xícara (chá) de açúcar de coco ou demerara

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Prepare o leite de coco batendo a polpa com a água em um liquidificador, e depois coe com uma peneira.

Misture 1 xícara de coco fresco batido (que sobrou do leite de coco), ½ xícara do leite de coco caseiro, os ovos, a essência de baunilha, o óleo de coco, a farinha de coco e o açúcar. Por último, misture também o fermento.

Coloque a massa em forminhas de muffin. Preaqueça o forno por 10 minutos e asse os muffins no fogo baixo por 40 minutos até ficarem dourados.

Dica Extra!

livro personalizado galinha pintadinha lanchinho

Sabemos que não é fácil incentivar uma alimentação saudável e equilibrada na infância. Para ajudar as famílias na missão da educação alimentar, a Dentro da História lançou o livro personalizado Galinha Pintadinha Mini na Hora do Lanchinho

No livro, a criança é o personagem principal e participa de uma aventura com a Galinha Pintadinha na fazenda do Seu Lobato. A leitura une saúde e diversão para incentivar os pequenos a experimentar novos alimentos e descobrir que comidas saudáveis podem ser, além de nutritivas muito gostosas!

14 comments
    1. Oi Vânia! O ideal é colocar o picolé em uma bolsa térmica bem resistente, junto com gelo artificial (aqueles de plástico que podemos recongelar depois e não correm o risco de estourar).

    1. Olá Priscila! Para untar, é sempre bom colocar uma quantidade para criar um película na assadeira; Como faria com azeite, um fiozinho, só para não grudar (a quantidade vai variar do tamanho da assadeira)

      1. Oi. Tb adorei as receitas. Fiquei com a mesma dúvida do pãozinho de banana porque na descrição do preparo tem duas inclusões de óleo de coco. Uma delas, inclusive, pede pra misturar no mixer. Ignora essa orientação e só usa o óleo para untar mesmo?

        1. Oie, Bruna! Tudo bem?

          Ebaa, ficamos muito felizes que você gostou das receitas! 😀

          Um parte do óleo de coco deve ser misturada com os ingredientes molhados como o iogurte, os ovos e a baunilha. O restante do óleo de coco será usado para untar a forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts