Como incentivar a leitura na infância?

8 min. leitura

menina lendo livro exemplo incentivar a leitura na infância
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Saiba porque é importante criar o hábito de ler desde de cedo, e veja como é possível incentivar a leitura na infância hoje.

Com as novas gerações de crianças nativas digitais que já nascem mergulhadas em tecnologia, o desafio de incentivar a leitura na infância ganha ainda mais importância.

Neste artigo, você vai ler por que é importante cultivar esse hábito desde cedo e aprender como ajudar os pequenos a se tornarem grandes leitores!

A importância da leitura na infância

livro para crianças de diferentes idades
Foto: Shutterstock

Antes mesmo de uma criança aprender a ler, já é possível apresentá-la ao mundo da leitura. Esse contato precoce com livros e histórias é importante para o desenvolvimento infantil e também para a sua relação com a leitura no futuro. Veja algumas das principais razões para incentivar a leitura na infância:

– Ler desenvolve vocabulário e interpretação

Desde antes do seu nascimento, é comum que as pessoas conversem com bebês. As crianças logo aprendem suas primeiras palavras, que são as mais usadas na rotina e com as quais têm maior relação emocional. Quando vivem novas experiências, os pequenos vão expandindo aos poucos o seu vocabulário e, assim, conhecendo o mundo à sua volta.

A leitura é uma ótima forma de garantir esse aprendizado. Nos livros, a criança entra em contato com novas situações, novos lugares e, consequentemente, muito mais palavras do que aquelas que a família usa em seu dia a dia.

Além disso, acompanhar uma narrativa, seja ouvindo ou lendo a história, desenvolve a capacidade de interpretação do texto. Ela se torna capaz de compreender os personagens e os acontecimentos a partir do texto, relacionando-o também com as imagens de um livro ilustrado. Isso faz com que aprenda a lidar com conceitos abstratos e consiga expressar melhor suas ideias e sentimentos.

– A leitura melhora a concentração e memória

Mergulhar em uma boa história é uma experiência imersiva que coloca as crianças em um momento de muita concentração e foco. Isso é pouco comum em outras atividades: ao brincar com dispositivos digitais, por exemplo, é comum que os estímulos diversos incentivem a criança a fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, ou então trocar rapidamente o seu foco de atenção.

Para acompanhar o enredo de um livro, a criança aprende a prestar atenção, fazendo esforço mental para conhecer todos os personagens e se lembrar dos acontecimentos anteriores para compreender o desenvolvimento da história. Muitas vezes, os pequenos prestam tanta atenção que depois recontam a história para a família e os amigos, mostrando como a leitura ajuda a desenvolver a capacidade de memorização.

Receba dicas e novidades por email:

– Livros incentivam a imaginação e criatividade

Cada livro é um novo mundo a ser explorado. Se para as crianças o mundo à sua volta já é um grande mistério, conhecer histórias mágicas, mitológicas ou mesmo realistas mas que fogem do seu dia a dia é uma experiência essencial.

Ao ler, imaginamos os personagens, os cenários e os acontecimentos da história como se fossem de verdade. A criatividade natural dos pequenos é incentivada quando entram em contato com os livros: eles aprendem a diferenciar o que é real e o que é faz de conta, ao mesmo tempo em que percebem que a imaginação pode tornar tudo possível.

– A leitura promove a empatia e a vontade de aprender

As histórias são uma das formas mais poderosas de enxergarmos as coisas de uma perspectiva diferente. Ao se colocar no lugar de um personagem e viver suas experiências através da leitura, a criança desenvolve a empatia e também a noção de que ela não é o centro do mundo. Ou seja, aprende que entender outras realidades e se preocupar com o sentimento das outras pessoas é muito importante. Isso ajuda os pequenos a compreenderem suas próprias emoções também.

Além disso, na infância, ainda estamos começando a conhecer o mundo, e entrar em contato com diferentes realidades (e fantasias!) estimula ainda mais a curiosidade natural das crianças. Assim, a leitura estimula a sede por aprender cada vez mais.

– Ler em família fortalece os laços afetivos

Ganhar um livro de presente, ler com a família ou ouvir uma história antes de dormir… Esses são momentos que ficam na lembrança para sempre!

Ler para uma criança é uma forma de fortalecer vínculos afetivos, passando tempo significativo em família. Relaxar e se aconchegar com a criança para simplesmente curtir a companhia um do outro durante a leitura é uma ótima maneira de se conectar com ela e criar memórias para a vida toda.

E se a criança não gosta de ler?

criança não gosta de ler
Foto: Shutterstock

Não são poucos os pais que afirmam, com tristeza: “Meu filho não gosta de ler, eu já tentei de tudo”. Realmente, não podemos negar que as crianças estão expostas a cada vez mais estímulos e opções de atividades em seu dia a dia. Além de brincar, os pequenos ocupam boa parte de seu tempo com televisão, videogames e na internet.

O que normalmente acontece é que, em algum momento da infância, as crianças passam a ver a leitura como uma obrigação, algo desagradável e ligado à escola. Nesse momento, os livros perdem o encanto frente a todas as outras opções de diversão e a leitura passa a ser considerada chata. Quando isso acontece, ler fica cada vez mais difícil – assim como aprender coisas novas, dentro ou fora das aulas.

Essa realidade está refletida nos dados do estudo Retratos da Leitura no Brasil. Segundo a pesquisa, 44% da população brasileira não tem o hábito da leitura e 28% dos entrevistados disseram que não gostam de ler. Além disso, 67% das pessoas contaram que não tiveram alguém que as incentivasse durante a sua vida.

Por outro lado, os adolescentes e as crianças foram os que contaram que mais leem por gosto. Ou seja, se essa relação for cultivada e incentivada da melhor maneira, é possível que a realidade dos adultos brasileiros se transforme no futuro.

Veja em seguida nossas dicas de como ajudar o seu pequeno a se apaixonar pela leitura.

Como incentivar a leitura na infância

menino lendo livro em biblioteca
Foto: Shutterstock

Cultivar o hábito da leitura desde cedo e desenvolver uma relação positiva com os livros na infância é essencial não só para o desenvolvimento infantil, como também para o futuro da criança. Quem não gosta de ler por causa de dificuldades de interpretação ou porque foi pouco estimulado pode enfrentar obstáculos para estudar coisas novas, ter autonomia para aprender sozinho e até mesmo se desenvolver profissionalmente.

Tudo isso pode mudar através da forma como nos relacionamos com a leitura desde pequenos, que será levada durante a vida. Veja algumas dicas importantes de como proporcionar boas experiências de leitura para a criança e garantir que ela se apaixone pelo mundo dos livros logo cedo:

1. Escolha livros apropriados para a idade da criança

Para o pequeno leitor, entrar em contato com os livros certos na hora certa pode fazer toda a diferença. Existem livros infantis voltados para bebês, para crianças na pré-escola, até para as mais velhas e aos pré-adolescentes. Desde a linguagem e vocabulário usados até a relação do texto com as ilustrações são elementos que podem tornar a leitura uma experiência inesquecível ou um momento frustrante. Por isso essa escolha é tão importante!

Neste artigo você pode ver dicas de como escolher o melhor livro para cada faixa-etária.  

2. Preste atenção a possíveis dificuldades

Também é comum que as crianças fiquem frustradas com a leitura quando têm algum tipo de dificuldade que atrapalhe sua experiência. Pode ser desde um problema na aquisição da linguagem ou na alfabetização, uma dificuldade de interpretação do texto ou até mesmo problemas de vista ou neurológicos.

Se a criança demonstra sinais como troca de letras, dificuldade de se comunicar ou de começar a escrever, fique atento. Continue estimulando respeitando o seu tempo e, se for necessário, procure especialistas como psicoterapeutas. O acompanhamento precoce ajuda a evitar que um problema pequeno tenha efeitos duradouros no desenvolvimento da criança e também na sua relação com a leitura.

3. Torne a leitura divertida

Ver a leitura como obrigação e associar a uma atividade chata é um dos principais motivos pelos quais grande parte dos adultos não lê. Para isso mudar, é preciso incentivar uma relação diferente desde cedo!

Além disso, estudos comprovam que a diversão nos ajuda a aprender mais. Ou seja, é muito mais provável que a criança entenda e se lembre do que leu quando está se divertindo. Dar vida aos personagens, encenar os papéis e criar efeitos sonoros… Essas são algumas ideias de como ler pode se tornar uma verdadeira brincadeira. Veja aqui mais dicas de como incentivar a leitura de forma divertida e marcar para sempre a vida dos pequenos.

4. Crie uma rotina de leitura e dê o exemplo

Como qualquer outro hábito, a leitura é uma prática que precisa acontecer no dia a dia. Só assim ler se tornará parte da rotina da criança. Escolha um horário para ler todos os dias com o pequeno, como antes de dormir por exemplo.

O restante da família também vai se beneficiar de criar o hábito da leitura. Com isso, todos serão um exemplo para as crianças. Ver você lendo revistas, jornais e livros mostra ao pequeno ou pequena que ler é importante. Relaxem em família enquanto cada um lê seu próprio livro e também leiam juntos sempre.

Leia mais: A importância da leitura em família para o desenvolvimento escolar

5. Conecte a leitura com os interesses da criança

Quanto mais a leitura fizer parte da vida da criança, melhor. Procure apresentar livros sobre assuntos que ela está aprendendo na escola, ou que inspiraram aquele filme que ela adora. Também vale investir em livros com personagens famosos favoritos, e sobre aquele assunto pelo qual ela está obcecada… Dinossauros, astronautas, futebol? Com certeza existe uma ótima história sobre o tema na biblioteca mais próxima! Tudo isso faz com que a criança se conecte com a história e aprenda muito mais com ela.

6. Leve para passeios de leitura

Explorar bibliotecas e livrarias é uma experiência incrível! Procure um lugar onde seja possível passar tempo e se sentar para ler com calma e conforto. Deixe o pequeno livre para procurar livros que o interessem. Leia-os com ele, pergunte porque gostou e qual é o seu preferido.

Fazer da leitura um evento pode ser uma nova forma de lazer para a família. Além de barato, é uma ótima oportunidade para a criança se divertir e aprender.

7. Apresente diferentes gêneros literários

Principalmente na infância, é muito importante ajudar a criança a entrar em contato com diferentes tipos de livros e textos. Apresente os clássicos, best sellers, histórias em quadrinhos, poemas, contos de fadas, histórias reais e tantas outras opções.

Certifique-se de que seu pequeno possa acessar variedades de livros, revistas, quadrinhos, ebooks e o que mais quiser. As crianças que escolhem o que lêem, independentemente do formato, se envolvem muito mais com a leitura. Isso é o mais importante para que ela possa experimentar outros gêneros e formatos o longo da vida.

8. Estimule uma relação saudável com tecnologia

Quando usada de forma consciente, a tecnologia pode incentivar o desenvolvimento infantil e ser uma ótima fonte de diversão. Porém, o uso excessivo pode prejudicar outras atividades importantes para as crianças… Como as brincadeiras ao ar livre e a leitura, por exemplo.

Regular o tempo e os locais de uso de dispositivos digitais na infância é muito importante. Isso ajuda a incentivar que a criança também se interesse por atividades offline, como ler um livro. Veja mais dicas para ajudar os pequenos a desenvolver uma relação equilibrada com a tecnologia.

Uma experiência de leitura única!

mãe incentivar a leitura com filha pequena

Já imaginou um livro infantil inteiro personalizado, em que a criança é o personagem principal?

Com o sonho de incentivar a leitura na infância, a Dentro da História tornou possível que qualquer pequeno seja protagonista de um livro com seus personagens favoritos.

No site é possível escolher mais de 20 histórias! Com a Turma da Mônica, o Show da Luna, a Patrulha Canina, a Galinha Pintadinha… E vários outros personagens queridos dos pequenos. Criando o avatar e o nome da criança, ela fará parte da história e receberá o livro em casa.

Crie seu livro personalizado aqui e incentive seu pequeno a ler de uma forma mais que especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *