História de Sucesso: os alunos protagonistas do colégio Anglo Morumbi

3 min. leitura

Professoras com livros personalizados e alunos protagonistas
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O colégio Anglo Morumbi de São Paulo criou livros personalizados em projeto que busca formar alunos protagonistas e líderes.

Desde 2013, o Colégio Anglo Morumbi de São Paulo realiza anualmente o projeto “O Líder em Mim”, com o objetivo de desenvolver habilidades de liderança nos alunos. Hoje, o colégio é uma Escola Farol considerada referência para as demais. 

Neste ano, o tema trabalhado com os 131 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental foi a história do Pequeno Príncipe, que serviu como base para a realização de diversas atividades pedagógicas ao longo dos meses. Ao final do projeto, as crianças foram transformadas em personagens de livros personalizados e puderam se ver como protagonistas da história tema do projeto.

Alunos protagonistas e líderes

O programa “O Líder em Mim” teve origem nos Estados Unidos, e tem o objetivo de desenvolver alunos protagonistas com habilidades de liderança como proatividade, autonomia, ouvir com empatia, cuidar do corpo e da mente, fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando, estabelecer metas, dentre outros.

Segundo a coordenadora pedagógica Daniela Prado, o projeto está alinhado à visão do colégio sobre a importância de incentivar o protagonismo dos alunos, que é uma das prioridades na escola atualmente. 

“O protagonismo dos alunos é o mais importante. Trabalhamos com eles desde pequenininhos, dentro do programa, a questão da responsabilidade e da autonomia. Também solicitamos o auxílio das famílias, dando pequenas responsabilidades, estabelecendo metas, desenvolvendo a comunicação. Aqui na escola não existe o ajudante do dia, mas sim os líderes do dia. Cada um tem seu papel de liderança.”, explicou Daniela.

Desenvolvimento do tema O Pequeno Príncipe

Em 2019, o tema escolhido para o desenvolvimento do programa de liderança com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental foi a história do clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”. 

“Esse livro remete à nossa infância, e quando perguntamos para as crianças, percebemos que elas não conheciam a conheciam a história.”, contou a professora do 1º ano, Patrícia Marques. Ela exibiu o filme em sala mesmo sabendo como é difícil manter a atenção das crianças: “Elas ficaram absolutamente em silêncio, queriam repetir e algumas até se emocionaram. Então começamos a trabalhar com eles, contando a história na sala e fazendo trabalhos relacionados, e percebemos que o envolvimento estava cada vez maior.”, disse a professora.

Exposição com as atividades desenvolvidas no projeto

Dentre as atividades realizadas, as crianças produziram calendários com as frases marcantes do livro, fizeram aviões com pregadores de roupa, rosas de papel crepom e até mesmo confeccionaram seus próprios asteróides B612 com a ajuda das famílias. 

Ao final do projeto, foi realizado um evento de exposição das atividades. Para esse dia, o colégio preparou uma surpresa inovadora: transformou os alunos em personagens de livros personalizados do Pequeno Príncipe.

Os alunos nos livros personalizados

Foi durante o desenvolvimento do projeto com os alunos do 1º ano que a coordenadora Daniela Prado ficou sabendo da possibilidade de colocar as crianças na história do Pequeno Príncipe. 

“Eu já conhecia a Dentro da História como mãe, tinha feito um livro da Turma da Mônica para a minha filha. Um dia olhando o site vi que tinha sido lançado O Pequeno Príncipe e, como era o nosso tema, tinha tudo a ver as crianças fazerem parte dessa história. A nossa ideia foi fazer uma surpresa para elas.”, contou a coordenadora.

As crianças personalizaram seus próprios personagens no estilo do Pequeno Príncipe na escola, escolhendo suas características físicas e acessórios. Porém, os alunos não sabiam que teriam o livro impresso. No dia do evento de encerramento, receberam os livros como surpresa junto às suas famílias.

Livros personalizados do Pequeno Príncipe feitos pelos alunos

“Encerrar esse projeto com o livro onde os alunos estão na história vem para fechar com chave de outro. Eu acho de suma importância o projeto Dentro da História porque as crianças já se identificam com os personagens, imagine elas estando dentro do livro. Assim, cada moral que as histórias trazem, as crianças conseguem vivenciar e entender que aquilo pode fazer parte da vida delas.”, disse Daniela.

Além de visitar a exposição com todas as atividades realizadas ao longo do ano, as famílias acompanharam a entrega dos livros e os alunos protagonistas deram autógrafos como verdadeiros autores, em uma mesa preparada especialmente para isso. As famílias elogiaram tanto a escolha do tema como a iniciativa da escola de personalizar os livros. 

“Eu acho a mensagem do Pequeno Príncipe muito importante para crianças mas também para adultos, porque a gente deve sempre pensar em cuidar dos outros. É uma mensagem de inspiração, de carinho, atenção e cuidado. E o projeto em si é muito bacana porque a criança é envolvida e participa como protagonista da história, aumentando a intensidade da mensagem.”, disse o pai da aluna Luísa, que aparece na foto assinando o livro junto à professora Patrícia.

A diretora pedagógica, Priscila Gengo, também aprovou essa experiência como mãe de uma aluna do 1º ano. “Foi muito legal ver o sorriso dela, chegando em casa e contando como foi se ver dentro da história, e poder de alguma maneira protagonizar isso também. Ela ficou muito feliz e eu, como mãe, mais ainda. Espero que a gente possa entrar em outras histórias também.”, contou Priscila.

Abaixo, veja um vídeo completo sobre o projeto desenvolvido no Anglo Morumbi e o dia da entrega dos livros aos alunos:

Para fazer como o Anglo Morumbi e formar alunos protagonistas na sua escola com o apoio de livros personalizados, clique aqui e cadastre-se no projeto Dentro da Escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *