Como manter o bom relacionamento entre família e escola

3 min. leitura

Relacionamento entre família e escola
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Garantir um relacionamento de confiança com as famílias, é uma das necessidades da escola, mas como fazer com que os responsáveis estejam engajados com o ambiente escolar e participando cada vez mais da rotina do aluno? Qual o real papel da família e da escola no processo de aprendizagem de crianças e jovens?  

O primeiro passo para que essa parceria seja estabelecida é que as partes se conheçam bem. Para isso, a comunicação, desde o primeiro contato, tem papel fundamental e deve ser a mais transparente possível. Além disso, manter um relacionamento próximo é essencial para fazer com que os responsáveis estejam presentes no processo educativo do aluno e conscientes de todas as iniciativas da escola para garantir um ensino de qualidade.

Um dos grandes desafios dessa parceria é o tempo. Sabemos que, muitas vezes, os pais são atarefados, com pouco tempo para ir até a escola ou acompanhar a rotina escolar do aluno. Com isso, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada para fortalecer a comunicação com as famílias, facilitar o acompanhamento da rotina escolar dos alunos e, consequentemente, melhorar o relacionamento escolar.

O papel da família na rotina escolar

Família e escola possuem papéis diferentes na educação do aluno, porém são papéis complementares. É na escola que os alunos aprendem seus direitos e deveres, além de aprender regras sociais de convivência. A família é a base da construção afetiva e cognitiva das crianças, é o primeiro contato social delas, portanto, cabe a família orientar as crianças quanto às possibilidades de caminhos que existem no mundo.

O interesse da família é o segredo para sucesso na vida escolar dos alunos, por isso conhecer e participar do dia a dia é fundamental para o seu desempenho. 

Existem diversas maneiras da família ajudar os alunos em sua rotina escolar: ajudar na lição de casa, conversar com o professor, procurar entender se o aluno está tendo alguma dificuldade de aprendizagem, se é tímido, agitado, manter-se informado sobre o que acontece na escola é apenas o primeiro passo para o fortalecimento da relação família e escola. 

Separamos mais algumas dicas para pais e responsáveis praticarem em casa com os alunos: 

1- Converse com seu filho(a)

Pergunte como foi seu dia na escola. O que fez de interessante e se houve algo que não foi legal. Que tal fazer um jogo do tipo ponto alto e ponto baixo do dia!?

2 – Veja as tarefas para casa

Não só perguntar se fez ou não, mas verificar se ficou algo em branco. Ajudar com alguma que não conseguiu realizar.

3 – Faça leitura em família

Uma excelente ferramenta para estreitar os laços afetivos e desenvolver outras competências é a leitura em família

4 – Acompanhe a agenda escolar

É importante ver se houve alguma comunicação da escola, alguma atividade extra ou eventos que estão programados. Claro que se sua escola tiver uma agenda digital, fará isso com mais rapidez e praticidade. Caso sua escola não tenha e queira conhecer a Agenda Edu, clique aqui!

Leia também: A importância do engajamento de pais e responsáveis na vida escolar do aluno

O papel da escola

A escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais para passar informações relevantes sobre a vida escolar de seus filhos, seus objetivos, eventuais problemas e também sobre as questões pedagógicas. 

Dessa forma, a família irá se sentir cada vez mais comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento do aluno como cidadão. 

Quando a escola consegue se comunicar de forma simples o relacionamento com a família tende a ser mais forte, fazendo com que os responsáveis participem ainda mais da jornada educacional.

Existem algumas práticas que podem ajudar as escolas a  aproximar os responsáveis do ambiente escolar, como:

  1. Estar sempre de portas abertas;
  2. Realizar reuniões periódicas com os responsáveis;
  3. Promover eventos onde a família também participe;
  4. Criar espaços aberto para o diálogo. 

Aplicativo escolar facilita a comunicação entre família e escola 

Os aplicativos escolares têm se mostrado uma ótima solução para fortalecer a relação entre escolas e famílias. 

O aplicativo da Agenda Edu, por exemplo, é ideal para a comunicação entre escolas, alunos e responsáveis. Além da função de mensagens, onde alunos e responsáveis enviam de forma simples e rápida, mensagens diretas para qualquer setor da escola, o app conta com o envio de atividades de casa, comunicados, eventos, mural de fotos, pagamentos e muito mais!  

Os aplicativos escolares tendem a melhorar a comunicação tanto interna como externa, além de facilitar e agilizar a vida no ambiente escolar. São os responsáveis mais presentes na rotina escolar e os professores mais próximos dos alunos. Assim, temos uma melhor comunicação entre todos os atores da jornada educacional de forma integrada.

Leia também: Quais são os problemas em utilizar o WhatsApp no ambiente escolar?

Em resumo, existe todo um caminho novo, digital, e moderno para que você consiga se comunicar bem, fortalecer as relações entre escola e famílias e melhorar o desempenho dos alunos.

Quer saber mais sobre assuntos educacionais? Você poderá conferir artigos da Agenda Edu aqui no blog da Dentro da História ou acessando o blog Jornada Edu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *