Seu filho tem dificuldade em Português? Veja 5 maneiras de ajudá-lo.

3 min. leitura

Pai ajuda filho com dificuldade em português
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Quando a criança apresenta dificuldade em Português, seja em interpretação, gramática ou ortografia, alguns hábitos em casa podem ajudá-la. Saiba o que fazer!

Ao iniciar os primeiros anos do Ensino Fundamental, as crianças precisam se adaptar à nova rotina na escola. Agora com mais disciplinas e responsabilidades, é comum que acabem apresentando dificuldades em uma matéria ou outra.

Na fase da alfabetização, muitas vezes a dificuldade é com a disciplina de Língua Portuguesa. O aluno pode levar um pouco mais de tempo para começar a ler e escrever, tropeçar na ortografia, ou ainda ter dificuldade de compreender regras de gramática.

É claro que cada criança é única e suas dificuldades devem ser acompanhadas de perto, tanto pela família como pela escola. Mesmo assim, há alguns hábitos que as famílias sempre podem incentivar, e que ajudam no aprendizado das habilidades de linguagem.

Ajudando o filho com dificuldade em Português

Na verdade, a criança está aprendendo sua língua materna desde muito antes de ir para a escola. Ao ouvir os pais conversando, ao relacionar as primeiras palavras a objetos, ao reconhecer as primeiras letras. Por isso, atitudes e hábitos da rotina da família são muito importantes para o desenvolvimento de habilidades de linguagem, que consequentemente levam a um melhor desempenho na escola.

Veja abaixo 5 dicas de atitudes que as famílias podem tomar em casa para incentivar o aprendizado do filho com dificuldade em Português:

1. Preste atenção à linguagem do dia a dia

A família é um dos principais meios de convivência da criança e tem grande influência sobre seus hábitos, afinal, os filhos aprendem muito através do exemplo dos pais. Em casa, é comum que as famílias utilizem uma linguagem informal, que pode incluir conjugações gramaticais erradas e muitas gírias.

Outro fator negativo é quando os pais usam uma linguagem infantilizada com os filhos, repetindo o modo de falar das crianças. Apesar de erros como trocar o R pelo L serem fofinhos quando a criança está aprendendo a falar, repetir esses equívocos acaba reforçando-os. A médio e longo prazo, isso pode causar confusões para a criança não apenas na sua fala, mas também na escrita.

Assim, é importante perceber se as formas de comunicação em casa estão sendo o melhor estímulo para a criança, e fazer o esforço no dia a dia para melhorar a linguagem usada pela família.

2. Tenha o hábito da leitura em casa

Através da leitura a criança entra em contato com diferentes realidades, novos lugares e, consequentemente, muito mais palavras do que aquelas que a família usa em seu cotidiano. O ato de acompanhar uma narrativa, seja ouvindo ou lendo a história, desenvolve também a interpretação de texto, o que costuma ser uma dificuldade em Português muito comum.

A criança vai interiorizando formas narrativas, estruturas gramaticais e se torna capaz de compreender os acontecimentos a partir do texto, relacionando-o com as imagens. Isso faz com que aprenda a lidar com conceitos abstratos e consiga expressar melhor suas ideias, habilidades essenciais para o seu desempenho escolar.

Mãe e filha lendo livro personalizado

Para incentivar a leitura em casa, livros personalizados são uma ótima opção. Neles, a criança é a personagem principal, se interessa mais pela história e assim descobre o prazer de ler. Conheça aqui os livros personalizados da Dentro da História, que transformam a criança em protagonista de aventuras com seu personagens preferidos, como a Turma da Mônica e Patrulha Canina!

3. Estimule o uso da escrita no dia a dia

Assim como ler, praticar a escrita de forma contextualizada e natural no dia a dia também é importante para quem tem dificuldade em Português. Você pode incentivar seu filho de diversas formas: ajude-o a escrever uma carta para um familiar que mora longe, ou a criar seu próprio caderno de receitas preferidas.

Peça que escreva a lista de compras antes de irem ao supermercado, assim ele se envolverá na atividade e verá como a escrita é útil no dia a dia. Outra ideia é ter em casa uma pequena lousa, onde a criança pode escrever mensagens e recados para o resto da família.

4. Explorem o dicionário juntos

Um dos pontos mais importantes do aprendizado da língua materna é a expansão vocabular. Para que a criança saiba interpretar cada vez mais textos e expressões, é essencial que ela esteja sempre em contato com palavras novas.

Além do hábito da leitura que já mencionamos, outra forma de colocar isso em prática é por meio da familiaridade com o dicionário. Essa é uma ferramenta importante do aprendizado de português, rica e surpreendente de usar. Quando a criança perguntar o que uma palavra significa, ao invés de responder diretamente, incentive-a a buscar o termo no dicionário físico ou digital. Assim, ela vai usar a escrita e a leitura para elaborar sozinha a resposta que procura.

5. Brinquem com as palavras

Pesquisas mostram que a diversão faz toda a diferença no aprendizado! Isso porque a dopamina, o hormônio da felicidade, estimula os centros de memória do cérebro e melhora a capacidade de atenção. Então a nossa última dica é incentivar o contato com a linguagem através de brincadeiras e atividades lúdicas.

Existem diversas atividades e jogos, físicos e online, que podem te ajudar nessa tarefa. Alguns são clássicos, como jogo da forca, caça-palavras e palavras cruzadas. Outros podem ser encontrados em lojas de brinquedos educativos, como por exemplo jogos de separação de sílabas, de memorização do alfabeto e jogo da memória com verbos. Estimular a criança com esses tipos de jogos ajuda a desenvolver mais rápido os conhecimentos gramaticais, combatendo sua dificuldade em português de forma mais leve e divertida.

Leia mais: 8 formas de ensinar o alfabeto de forma lúdica

Uma resposta para “Seu filho tem dificuldade em Português? Veja 5 maneiras…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *