12 personagens da Turma da Mônica para apresentar aos novos leitores

livro personagens da turma da mônica
Ouça o post

Eles marcaram presença nos gibis de Mauricio de Sousa ao lado de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali… Será que você se lembra desses 12 personagens da Turma da Mônica?

Os personagens criados pelo cartunista mais querido do Brasil estão nos corações de várias gerações de leitores. São dezenas deles: os protagonistas, os secundários, os vilões, os animais, os adultos…

Conheça o Brasil com a Turma da Mônica
  • Turma da Mônica – Capitais do Brasil
  • Turma da Mônica – Comidas Típicas
  • Turma da Mônica – Festas Populares

12 Personagens da Turma da Mônica que você não pode esquecer:

Com mais de 50 anos de história, é difícil se lembrar de todos os personagens da Turma da Mônica. Por isso, fizemos essa lista com alguns que merecem ser lembrados e apresentados para os pequenos leitores que estão começando a conhecer essa grande turma!

andre personagem turma da monica autistaAndré

O André tem em torno de 4 anos de idade e tem autismo. Ele costuma falar pouco e não gosta de olhar nos olhos das pessoas, mas adora tocar piano e montar quebra-cabeças. Ele mostra que crianças com autismo também podem conviver com amigos, quando há respeito e compreensão das diferenças.

bugu personagem turma da monicaBugu

Budu é um cãozinho amarelo de formato oval, que tem o dom de fazer imitações e seu sonho é ser um personagem principal!  Ele sempre usa a frase de efeito “Alô, mamãe!” e diz “Tchau, mamãe!” quando sai da história por ter importunado alguém. Ele vive muitas histórias cômicas com Bidu, seu ídolo.

capitao feio personagem turma da monicaCapitão Feio

Esse é um dos grandes vilões da Turma da Mônica! É tio de Cascão, e quer um dia ser mais sujo do que ele. Capitão Feio mora nos esgotos e seu principal objetivo é deixar o mundo poluído com seus poderes de sujeira. 

 

dudu personagem turma da monicaDudu

O pequeno Dudu tem 5 anos e é o primo mais novo da Magali. Ele é o oposto da prima: não come praticamente nada, de tão teimoso. Por causa da idade, sempre faz birra e irrita o resto da turma. Mas também tem uma imaginação fértil, e vive fazendo perguntas infinitas para os outros personagens.

Veja também: 10 curiosidades sobre o filme da Turma da Mônica

 estego personagem turma da monicaEstego

O Estego é um dinossauro azul da espécie estegossauro, que aparece nas histórias do Horácio e sua turma. Ele é um ótimo amigo e muito sonhador! Além disso, esse dinossauro é diferente dos outros porque é vegetariano.

 

personagem turma da monica

Fido

O Fido é o fiel cão de caça do Chico Bento, mas com a idade acabou ficando muito sonolento e passa o dia todo descansando. Mesmo assim, Fido continua um grande companheiro e vive junto com os outros animais do sítio.

 genesinho personagem turma da monicaGenesinho

Genesinho aparece em histórias do Chico Bento: ele é o filho do coronel, o personagem mais rico da roça. Seu maior rival é o próprio Chico, porque Genesinho gosta de Rosinha e vive tentando impressioná-la com presentes. Mesmo assim, ela não dá bola!

 

humberto personagem turma da monicaHumberto

O Humberto é um personagem antigo da turma, que tem a mesma idade e está na mesma classe da Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali na escola do Limoeiro. Ele é deficiente auditivo,  surdo-mudo, e por isso se comunica em Libras.

 

iara personagem turma da monicaIara

A Iara é uma personagem do folclore que aparece nas histórias do Chico Bento. Amiga do Saci, da Mula-sem-cabeça e de outras figuras lendárias, ela tem calda de peixe e vive hipnotizando os meninos da Vila Abobrinha.

Jurema

Jurema é uma indiazinha da mesma tribo de Papa-capim. Ela é quem mais aparece nas histórias do pequeno índio, e também vive aventuras com suas amigas. Os animais a adoram: Jurema ama a natureza e nunca se mete em confusões.

keika personagem japonesa turma da monicaKeika

A personagem Keika Takeda foi criada em 2008 junto com o Tikara, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. O nome da meiga Keika significa “aquele que acrescenta bravura, pureza e integridade”.  

luca personagem cadeirante turma da monicaLuca

O Luca é um menino esportista que adora jogar basquete. Por usar cadeira de rodas, foi apelidado pelos amigos de “Da Roda”, e é querido por todos da turma. Ganhou fama entre os leitores pela sua pose de galã, que encantou também as meninas do Limoeiro.

Leia mais: Novo livro personalizado da Turma da Mônica

O novo personagem da Turma da Mônica

Mauricio de Sousa com Livro PErsonlizado da Turma da Mônica

Desde o início da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa já criou dezenas de personagens. Quem nunca quis ser parte dessa turma também?

Esse sonho se tornou realidade com livros personalizados, nos quais crianças (e adultos!) podem criar seu próprio personagem para participar de aventuras com a Turma da Mônica.

No livro personalizado Turma da Mônica: Conhecendo os Personagens, o novo integrante da turma vai conhecer o próprio Mauricio de Sousa, todos os personagens da lista acima e mais de 30 outros criados pelo cartunista.

Clique aqui para criar um livro personalizado, conhecer a história completa e relembrar todos esses personagens únicos da Turma da Mônica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts