10 coisas para aprender com as Meninas Superpoderosas

As Meninas Superpoderosas são fortes, corajosas e sempre salvam o dia. Veja 10 lições que podemos aprender com elas!
Florzinha, Lindinha e Docinho as Meninas Superpoderosas
Ouça o post

Florzinha, Lindinha e Docinho nasceram de uma experiência do Professor Utônio, que queria criar meninas perfeitas misturando “açúcar, tempero e tudo que há de bom”. Acidentalmente, o cientista derrubou o elemento X – e criou assim as heroínas que já conquistaram gerações de crianças desde 1998!

As três irmãs trabalham juntas, complementando suas forças para vencer o mal na cidade de Townsville. O desenho foi inovador por ser um dos primeiros a trazer meninas como heroínas, e até hoje traz grandes mensagens para crianças e adultos.

Veja  abaixo 10 lições que podemos aprender com as Meninas Superpoderosas!

1. A união faz a força

Nós podemos realizar coisas muito mais incríveis quando trabalhamos em equipe. Cada uma das meninas tem seus próprios pontos fortes, mas quando tentam agir sozinhas sempre algo vai mal. Juntas como uma equipe esses poderes são multiplicados e as Meninas Superpoderosas se tornam imbatíveis.

2. As diferenças são valiosas

Somos todos únicos e temos nosso próprio valor por causa disso. As Meninas Superpoderosas são muito diferentes entre si, mas é isso que as faz serem tão boas juntas.

Florzinha e Lindinha têm superpoderes: Lindinha pode entender línguas estrangeiras e se comunicar com animais; Florzinha tem o sopro gelado e ardente. Por outro lado, Docinho é uma lutadora: ela não tem um superpoder exclusivo, mas é um membro importante da equipe assim como as irmãs e faz a diferença na hora de derrotar os vilões.

3. Igualdade entre meninas e meninos

As Meninas Superpoderosas trazem muitas lições sobre igualdade, mostrando que estereótipos não estão com nada. As meninas são super heroínas e salvam a cidade de vilões perigosos. Em um episódio, um super-herói disse para elas:

– Existem algumas funções desempenhadas só por homens ou por mulheres. Peguem a sua família como exemplo, quem trabalha fora e sustenta a casa?

– Nosso pai!

– Exato! E quem cozinha?

– O pai.

– Quem lava as roupas? Quem lava a louça? Quem faz bolo?

– O pai.

– Então quem corta a grama do quintal e lava o carro?

– A Lindinha!

O mais interessante desse episódio é que a Lindinha é vista como a mais feminina das três meninas. Mesmo assim, é ela que faz os trabalhos mais pesados em casa, mostrando que não é nada frágil!

4. Pais também são presentes e carinhosos

O Professor que criou as Meninas é uma figura paterna exemplar, um pai solteiro muito dedicado e carinhoso. Além de ser cientista e inventor, ele sempre incentiva a criatividade e os poderes das filhas. Também faz os serviços de casa, e mantém as meninas em uma rotina diária, com tempo para higiene, refeições, diversão em família e escola. Embora as super heroínas da cidade de Townsville, graças ao Professor as Meninas Superpoderosas levam uma vida normal como a das outras crianças.

5. Dinheiro não compra felicidade

O desenho também mostra que o poder do dinheiro muitas vezes não é o melhor caminho. As Meninas Superpoderosas têm uma inimiga chamado Princesa Morbucks, de uma família super rica. Ela é mimada e por isso as meninas não a deixaram entrar para a equipe, então a Princesa tenta derrotar as garotas com todos os tipos de armas pagas pelo pai, mas sem sucesso. As Meninas provam que propósito e trabalho em equipe valem muito mais!

6. Somos mais do que as aparências

As meninas superpoderosas são literalmente feitas de açúcar, tempero e tudo de bom, mas isso não significa que elas não sejam fortes e confiantes. As três mostram que qualidades vão muito além das aparências! Lindinha, por exemplo, é a mais sensível e boazinha do grupo. Mesmo assim, ela pode se transformar em um super tornado e derrotar todos os super vilões junto com suas irmãs.

7. É importante cuidar um do outro

Mesmo com seus poderes, as três irmãs ainda dependem e cuidam umas das outras. A Docinho principalmente é a mais brava e não deixa ninguém mexer com ela ou as irmãs. Sempre enfrenta os vilões e nos ensina a importância de se defender, assim como de mostrar para as pessoas quando elas estão ofendendo alguém.

Receba dicas e novidades por email:

8. Podemos fazer a diferença no mundo

As Meninas Superpoderosas mostram que, independentemente do gênero ou da idade, todos podemos ser protagonistas fazendo a diferença no mundo ao nosso redor. Qualquer um pode ajudar seus vizinhos, combater problemas da sua cidade e ser solidário para criar um lugar melhor para viver. Florzinha, Lindinha e Docinho têm um grande orgulho cívico e garantem que sua cidade natal continue segura.

Veja também: Como as crianças podem aprender nas férias?

9. Liderança é muito mais do que mandar

A Florzinha é a mais inteligente do grupo e uma verdadeira líder. Às vezes acaba sendo mandona, mas as irmãs sempre a repreendem e ela aprende a se controlar. Como líder, ela exige justiça e está disposta a enfrentar qualquer mal acreditando em si mesma e em suas irmãs, se mantendo aberta e escutando as opiniões delas. Além disso, é a mais responsável e tem consciência do que podem ou não podem fazer, enxergando além das suas próprias vontades e pensando no melhor para a cidade.

10. Heroínas também amam de ler e aprender

Qual criança não gostaria de voar pela cidade, enfrentar vilões e salvar o dia? Apesar do dia a dia agitado, Florzinha é uma estudante muito dedicada e ama ler. Ela adora ir para a escola, fazer lição de casa e aprender coisas novas. Essa superpoderosa também sempre aparece lendo livros em seu quarto, mostrando como a leitura é importante e também traz grandes poderes.

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts