10 curiosidades sobre o filme da Turma da Mônica: Laços

Na semana de estreia de Laços nos cinemas, quem comprar livros personalizados da Turma da Mônica receberá um mini Pôster exclusivo do filme.
Filme da Turma da Mônica
Ouça o post

O novo filme da Turma da Mônica estreia dia 27 de junho nos cinemas, levando os personagens de Mauricio de Sousa para as telonas. Veja 10 fatos curiosos!

Os personagens que marcaram tantas gerações com seus gibis agora chegam às telonas no filme Turma da Mônica: Laços, que estreia dia 27 de junho nos cinemas de todo o Brasil. O longa-metragem promete encantar os fãs das histórias de Mauricio de Sousa, recriando o universo do Bairro do Limoeiro fora dos quadrinhos. 

10 fatos curiosos sobre o filme da Turma da Mônica

No filme Laços, Floquinho desapareceu e Cebolinha desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho. Mas para isso, vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles enfrentarão grandes desafios para levar Floquinho de volta para casa.

Conheça o Brasil com a Turma da Mônica
  • Turma da Mônica – Capitais do Brasil
  • Turma da Mônica – Comidas Típicas
  • Turma da Mônica – Festas Populares

Veja abaixo 10 curiosidades sobre a história, os atores e a gravação do filme:

1. Adaptação dos quadrinhos

O filme não é inspirado nas histórias dos gibis clássicos da Turma da Mônica, mas sim em uma graphic novel publicada no projeto Graphic MSP: uma iniciativa da Mauricio de Sousa Produções, que consiste em histórias dos personagens da Turma da Mônica feitas por artistas brasileiros consagrados, com estilos diferentes do padrão dos gibis. 

O filme é uma adaptação da HQ também chamada Laços, escrita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Lançada em 2013, a graphic novel conta a história da amizade entre os personagens que se aventuram em busca de Floquinho, tendo sido premiada no 26º Troféu HQ Mix nas categorias “Edição especial nacional” e “Publicação infantojuvenil”. 

2. Diretor reconhecido internacionalmente

O filme da Turma da Mônica foi dirigido por Daniel Rezende, que já foi editor e diretor em filmes de grande sucesso internacional. Em 2003 foi indicado ao Oscar de Melhor Edição por seu trabalho em Cidade de Deus, e ganhou um BAFTA de Melhor Edição pelo mesmo filme. 

Daniel também editou RoboCop, A Árvore da Vida , Ensaio Sobre a Cegueira e muitos outros longas-metragens antes de dirigir seu primeiro filme Bingo: O Rei das Manhãs, em 2017.

3. Seleção do elenco

Imagina que difícil escolher as crianças certas para representarem personagens tão queridos em carne e osso? Por isso a escolha do elenco foi tão importante. O processo de seleção dos atores foi demorado e cuidadoso: primeiro, o site oficial do filme recebeu inscrições de crianças de todo o Brasil, foram mais de 7,5 mil participantes. Depois, foram feitos testes presenciais em 10 cidades, seguidos de mais testes e workshops até chegar a quatro escolhidos: Giulia Benite (Mônica), Laura Rauseo (Magali), Kevin Vechiatto (Cebolinha) e Gabriel Moreira (Cascão).

As crianças disseram em entrevista que até se parecem com os personagens. “Em casa eu ganhei o apelido de Limãozinho, porque eu era muito azeda, mas hoje eu estou mais calminha”, disse Giulia. Gabriel contou que, assim como Cascão, também não gosta de tomar banho; já Laura disse que é comilona que nem a Magali: “Eu como, como e não engordo”..

Veja também: Episódios da Turma da Mônica traduzidos em Libras

4. Atores famosos

Além das crianças que formam o elenco principal, o filme da Turma da Mônica conta também com a participação de atores brasileiros famosos. Rodrigo Santoro interpreta o personagem Louco: “Fiquei muito emocionado com o convite. Lembro que ficava sempre esperando o Louco aparecer no gibi, saindo de dentro de uma torneira ou algo assim, adorava a personagem. Dar vida ao Louco me permitiu explorar esse universo livre, lúdico e cheio de bom humor. A verdade é que pra não enlouquecer no mundo em que vivemos, é necessária a ‘loucura’ da infância”, disse o ator em vídeo divulgado na Comic Con. 

Rodrigo Santoro como Louco, o personagem do Mauricio de Sousa
Rodrigo Santoro como Louco. | Foto: Estadão

Além de Rodrigo Santoro, a atriz Monica Iozzi interpreta a mãe de Mônica, Dona Luísa, e o ator Paulo Vilhena foi escolhido para viver Seu Cebola, o pai de Cebolinha. 

5. Referências aos quadrinhos

Turma da Mônica: Laços conta com diversas referências aos quadrinhos e outros personagens clássicos de Mauricio de Sousa. Um deles é a pelúcia de Horácio que aparece no quarto da Mônica:  criado por Mauricio de Sousa em 1961, o dinossauro é um dos personagens mais antigos dos gibis. Veja aqui outros easter eggs dos quadrinhos que também aparecem no filme.

Crie seu livro da Turma da Mônica e entre Dentro da História
  • monica visita chico
    Turma da Mônica – Visita o Chico Bento
  • conheca a turma da monica
    Conhecendo a Turma da Mônica
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

6. Tempo de gravação

Fazer um longa-metragem não é nada fácil. O filme da Turma da Mônica levou sete semanas para ser gravado, mas começou a ser desenvolvido meses antes. 

O diretor do filme contou em entrevista que foram necessários meses de preparação dos atores, para que a atuação fosse natural e representasse bem os personagens. “A gente teve vários meses de preparação porque as crianças não leram um roteiro. Todas as cenas a gente foi criando a partir de improvisação”, explicou Daniel Rezende.

Veja também: Crianças com cadeiras de rodas na Turma da Mônica

7. Os dentões da Mônica

Uma das principais características da Mônica são seus famosos dentões. Em um vídeo, a atriz Giulia Benite falou sobre os bastidores da produção. Ela mostrou como ficou mais parecida ainda com sua personagem: usando próteses nos dentes da frente durante as gravações. Veja o vídeo abaixo:

8. Locais de gravação

As cenas de Turma da Mônica: Laços foram gravadas em diversas locações no interior de São Paulo e também do sul de Minas Gerais. O Bairro do Limoeiro do filme mostra diversos pontos turísticos da cidade de Poços de Caldas: as gravações tiveram como cenário o Parque José Affonso Junqueira, a Praça Pedro Sanches e a Serra de São Domingos.

9. A emoção de Mauricio de Sousa 

Na semana anterior à estreia do filme da Turma da Mônica, a equipe se reuniu em uma noite de pré-estreia. E parece que o resultado ficou mesmo incrível! O próprio Mauricio de Sousa se emocionou após assistir o filme da turminha.

Esse momento marcante foi registrado pelo filho do cartunista e compartilhado pelo diretor Daniel Rezende em seu Instagram. Confira abaixo e tente não se emocionar também:

10. Você pode fazer parte dessa turma

É muito fácil fazer parte da Turma da Mônica: na Dentro da História, você se transforma em mais um protagonista de altas aventuras com a turma. Confira!

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Turma da Mônica – Megaolimpíada
  • MSP-a-gincana
    Turma da Mônica – A Gincana
  • Turma da Mônica – Aventuras com a Turma

Veja também: Turma da Mônica – Laços é sucesso nos cinemas com 2 milhões de espectadores!

4 comments
  1. Oi pessoal tudo bem com vcs.

    Venho agradecer a felicidade que proporcionaram ao meu filho no dia de seu aniversário,
    ele apenas me falou o seguinte; mãe este livro é o melhor do mundo.
    Fiquei muito grada pela competência, o capricho com o livro, enfim tudo de bom muito obrigada. sucesso pra vcs. Silvia Helena (Guaxupé- MG)

    1. Olá Silvia! Muuito obrigada por compartilhar isso com a gente 🙂
      Ficamos super felizes por saber que seu pequeno amou tanto o livro dele! Pode ter certeza que foi feito com todo o carinho, por nós e por você também!
      Um abraço da nossa equipe e boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts