Por que brincar de faz de conta é importante para as crianças?

4 min. leitura

Crianças brincando de faz de conta
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Além de divertido, brincar de faz de conta ajuda as crianças a aprenderem muito sobre si mesmas e o mundo à sua volta. Saiba mais!

As crianças aprendem muito através de sua imaginação. Quando os pequenos brincam de super-heróis, piratas, princesas, e transformam objetos comuns em mil e uma coisas, eles estão fazendo muito mais do que se divertir.

Esse tipo de brincadeira não é tão simples como parece, e ajuda a criança a desenvolver muitas habilidades. Conheça a seguir todos os benefícios do faz de conta para o seu filho!

O que as crianças aprendem ao brincar de faz de conta

Você com certeza já viu uma criança brincando de ser parte de um reino mágico, ou até simulando situações do cotidiano, como fazer compras no supermercado. O processo de “fingir”, ou imaginar, é muito importante para o desenvolvimento infantil porque através dele a criança aprende sobre si mesma, sobre sua relação com as outras pessoas e aprende lições importantes para a sua vida adulta.

Pesquisas demonstram que a participação das crianças em brincadeiras de “mentirinha” traz inúmeros benefícios, como o aumento do uso da linguagem, a capacidade de empatia e a noção de que seu ponto de vista não é o único no mundo.

Veja abaixo os principais tipos de aprendizados proporcionados pelo faz de conta:

1. Aprender sobre si

As brincadeiras de faz de conta são uma das primeiras maneiras pelas quais as crianças aprendem e colocam em prática seus gostos, seus interesses e suas habilidades. Experimente observar crianças brincando com bonecas: muitas vezes as bonecas tornam-se versões da própria criança, e são um meio seguro de expressarem ideias e sentimentos.

Além disso, a criança também constrói sua auto-estima quando descobre que pode ser qualquer coisa através da sua imaginação. Isso mostra que ela também pode sonhar em se tornar o que quiser em sua vida real.

2. Aprender sobre o outro

Fingindo ser outra pessoa ou até animais e seres mágicos, as crianças também experimentam a interpretação de papéis e automaticamente têm que fazer o esforço de entender realidades diferentes das suas. Quando seu filho finge ser um personagem diferente, ele tem a experiência de se colocar no lugar do outro, o que ajuda a ensinar a importante habilidade de empatia. É normal que as crianças pequenas enxerguem o mundo a partir do seu próprio ponto de vista egocêntrico, mas através do amadurecimento e do jogo cooperativo, o seu filho começará a compreender os sentimentos dos outros.

3. Enfrentar medos e novidades

Através das brincadeiras as crianças assimilam seus medos e problemas, inclusive de situações cotidianas. É comum, por exemplo, que brinquem de médico fingindo ter um machucado grave, ou então inventem que um parente morreu no faz de conta. Este é o modo da criança explorar experiências confusas e assustadoras. Através dessas dramatizações, se tornam mais preparadas para compreender e enfrentar situações reais no futuro.

4. Resolução de problemas

Brincar de faz de conta coloca as crianças em situações em que elas têm uma variedade de problemas para resolver. Seja quando duas crianças querem desempenhar o mesmo papel, ou procurar o material certo para fazer um telhado para a casa de mentira, as crianças são obrigadas a utilizar importantes habilidades de resolução de problemas que serão úteis em diferentes situações reais da sua vida.

5. Linguagem e comunicação

Se prestar atenção enquanto as crianças brincam de faz de conta, você provavelmente ouvirá algumas palavras e frases que nunca pensou que elas sabiam! As crianças podem fazer imitações da mãe, do pai, do professor… Além disso, falando e argumentando com os outros durante a brincadeira elas aprendem como as palavras são importantes para representar uma história e organizar o jogo. Esse processo ajuda a criança a fazer a conexão entre a linguagem falada e a escrita, habilidade que mais tarde a ajudará a aprender a ler.

Como incentivar o faz de conta

Mãe brincando de faz de conta com o filho

Criar oportunidades para a criança usar sua imaginação de forma livre e criativa é importante para ela aprender brincar e aprender cada vez mais. Veja algumas dicas para fazer isso:

  • Use histórias: leia livros para seu filho e convide-o a recriar sua história favorita. Recomendamos o livro personalizado Show da Luna! Brincando de Faz de Conta, em que a criança é a protagonista da história e vive diversos faz de conta junto com os outros personagens. Saiba mais sobre a coleção de livros personalizados do Show da Luna aqui.
  • Ofereça bonecos e bonecas: certifique-se de que seu filho tenha acesso bonecos, bichos de pelúcia ou fantoches. Não precisam ser comprados em lojas, podem ser desenhados e cortados de papel, feitos com materiais reciclados ou até de meias. Por meio do faz de conta, as crianças atribuem sentimentos e ideias a essas “pessoas” e “animais” e, muitas vezes, as utilizam para expressar, explorar e elaborar suas próprias ideias.
  • Tenha uma “caixa de bugigangas”: reúna em uma caixa materiais como roupas antigas, fantasias, chapéus, e qualquer outra coisa que possa ser usada para incentivar a imaginação. As crianças vão adorar vasculhar a caixa à procura de ideias para sua nova aventura.
  • Garanta tempo: nenhum material ou brinquedo é mais importante do que o tempo para brincar e explorar ideias. Uma rotina cheia de compromissos na infância pode atrapalhar o livre-brincar, então certifique-se que seu pequeno tenha tempo para soltar a imaginação e mergulhar no faz de conta com frequência.

A verdade é que, seja brincando de médico, fingindo ser um pirata ou uma princesa de conto de fadas, as crianças aprendem a resolver problemas, cooperar e expressar suas ideias. Por isso brincar de faz de conta é tão importante para o desenvolvimento infantil!

Receba dicas e novidades por email:

2 Responda para “Por que brincar de faz de conta é importante…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *