5 motivos por que ler juntos aproxima pais e filhos

2 min. leitura

Ler juntos aproxima pais e filhos
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Você já percebeu que ler para seu filho cria vínculos entre vocês? Entenda por que isso acontece!

Sentar com seu pequeno e ler um livro para ele é uma experiência que reforça os laços afetivos e estimula a conexão emocional entre vocês. Não é apenas o ato de ler que é importante, mas principalmente as diferentes formas de interação entre você e o seu filho enquanto lêem juntos.

É isso que cria maior proximidade, estreita os vínculos, e ainda ajuda no desenvolvimento cognitivo e emocional do pequeno ou pequena. Veja abaixo 5 motivos que fazem isso acontecer durante a leitura:

1. Ler juntos = atenção + carinho

Quando a mãe, o pai, os avós ou tutores lêem para uma criança, eles estão dedicados àquele momento, prestando atenção total ao pequeno e demonstrando interesse não apenas no livro, mas sim na própria criança.

O carinho está presente nesse momento: quando você abraça seu seu pequeno, quando ele senta no seu colo ou deita ao seu lado na cama para ler, compartilhando histórias e imagens, pensamentos e sentimentos, enquanto viram juntos as páginas do livro. Esse aconchego, junto com toda a atenção e o contato visual que acontecem enquanto você lê as palavras são tão importantes, senão até mais, do que a própria história sendo contada.

2. Presença com empatia

A experiência de ler juntos como um hábito diário criar uma atmosfera de união, amor e desenvolvimento emocional tanto para quem lê como para a criança.

Estar presente no momento da leitura significa refletir as emoções de seu filho enquanto estão lendo – a animação dos personagens, a tristeza que sentem, assim como as sensações de perda e medo. Ao compartilhar esses sentimentos com seu filho e conversar sobre como os personagens estão lidando com as emoções, você o ajuda a aprender a sentir empatia em relação aos outros.

Leia também: 6 formas de fortalecer o vínculo entre pai e filhos

4. Momentos para se conectar

Os melhores momentos para ler um livro com seu filho são horas de transição do dia, como acordar ou ir dormir, voltar da escola para casa, fazer a transição da brincadeira para a hora  de se tranquilizar. Estes são os momentos mais vulneráveis ​​e importantes do dia para se conectar com seu filho.

O final do dia é quando a maioria dos pais lê para as crianças. Abraçar o filho e ler um livro antes de dormir mostra para a criança que ela está segura mesmo que logo vá se separar dos pais durante a noite. A presença afetiva neste momento tranquiliza a criança garante maior segurança emocional em seu relacionamento com os pais.

5. A leitura é uma troca

Ler para o seu filho pequeno é uma experiência estimulante e, mais tarde, quando ele começar a ler sozinho e para você, será muito gratificante e positivo para a auto-estima deles. A cada leitura seu filho aprende algo novo com você, e contrário também acontece. Os adultos aprendem muito com a visão inocente e pura das crianças sobre as histórias, resgatando sua imaginação e sensibilidade.

Compartilhar livros sempre foi e sempre será uma maneira maravilhosa de estar presente no dia a dia de seus filhos, promovendo a proximidade e proporcionando segurança emocional. E mais do que uma presença na rotina, a leitura cria também memórias que as crianças levam para a vida toda.

Leia também: 10 dicas para incentivar a leitura de forma divertida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *