7 Brincadeiras inspiradas nos livros personalizados!

Ouça o post

Subir até o espaço em um foguete radical, fazer tintas se misturarem sozinhas ou resgatar um bichinho perdido em uma aventura ao ar livre! A leitura não precisa ser apenas sobre sentar e ler uma história do início ao fim, embora isso também seja muito gostoso. Divirta seu pequeno com essas dicas de brincadeiras inspiradas em cada livro personalizado da Dentro da História!

Brincadeiras para as férias: muito além da leitura

O seu pequeno já deve ter se divertido e aprendido bastante com as histórias dos livros personalizados. Que tal aproveitar para ir além da leitura e propor brincadeiras inspiradas nas histórias preferidas das crianças?

1. Foguete de sucata do Cascão

como fazer foguete de sucata
Imagem: Dentro da História

No livro Turma da Mônica – Uma Aventura no Limoeiro, os pequenos se divertem conhecendo cada personagem dessa turminha tão querida. Eles descobrem que o Cascão gosta muito de construir brinquedos com sucata. Que tal colocar em prática essa ideia super divertida?
Dá para fazer usando um rolo de papel higiênico como mostramos acima. A dica é aproveitar materiais que seriam descartados para criar um foguete incrível! 

2 . Competição de aviãozinho de papel

como fazer aviao de papel
Imagem: Shutterstock

Que tal trocar os joguinhos de corrida do celular para criar aviões de papel voam de verdade? Assim como Luna e Júpiter no livro Show da Luna – Faz de Conta nas Alturas, o seu pequeno vai se divertir aprendendo diferentes formas de dobrar o papel para criar um aviãozinho, como na imagem acima.

Junte os amiguinhos para ver qual avião chega mais longe! Com os mais velhos, dá até para aproveitar e ensinar um pouco sobre conceitos de física e aerodinâmica. 

3. Pote da Calma

pote da calma
Imagem: Dentro da História

No livro Conhecendo o Monstrinho da Raiva, os pequenos aprendem a identificar e controlar esse sentimento. Que tal usar um recurso criativo para ir além nos aprendizados com o livro?

A dica é fazer um Pote da Calma, com água colorida e glitter. Nos momentos de muita agitação ou de birra, ficar movendo o pote e observando o movimento do glitter na água ajuda a criança a desacelerar. Veja aqui mais dicas de como fazer e usar seu poderoso Pote da Calma.

4. Caça ao tesouro

caça ao tesouro
Imagem: Shutterstock

Toda criança tem um grande tesouro: seu brinquedo preferido. Aquele que anda grudado com ela pra lá e pra cá, em todos os lugares. Que tal organizar uma caça ao tesouro inspirada na história Patrulha Canina – Resgate Animal?

No livro, a criança conta com a ajuda de Riley e dos filhotes da Baía da Aventura para resgatar seu coelho Florêncio. Para a brincadeira, a ideia é esconder o brinquedo favorito da criança, em um espaço ao ar livre se possível, e espalhar pistas para ela conseguir encontrá-lo. Se reunir os irmãos, primos ou amiguinhos para brincarem juntos, pode ser ainda mais divertido! Divida as equipes e eles vão colaborar entre si para chegar até o brinquedo querido.

5. Cabelo maluco no banho

brincar no banho
Imagem: Shutterstock

No livro Galinha Pintadinha Mini – Hora do Banho, a criança aprende como ficar bem limpinha durante o banho.  A Popó mostra que essa rotina pode ser super divertida, basta ter um pouco de imaginação.

Para entreter os pequenos no banho após um dia inteiro de brincadeiras nas férias, crie uma competição de cabelos malucos! Espalhando o xampu na cabeça, dá para criar topetes gigantes e muitos penteados espetados.

Lembre-se de desligar o chuveiro para não gastar água e incentive o pequeno a soltar a imaginação, deixando um espelho ao alcance para ele se divertir. Não esqueça de registrar o momento em fotos muito engraçadas!

6. Anteninhas do Smilingüido e Medalha da Generosidade

anteninhas do smilingüido
Imagem: Dentro da História

Na história Uma aventura com Smilinguido e sua Turma, a criança entra no mundo das formigamigas e se torna uma delas. Com anteninhas de formiga, o pequeno aprende lições importantes e no final recebe da Rainha Formosa a Medalha da Generosidade.

Para tornar a leitura ainda mais emocionante, aproveite as férias escolares e crie junto com o pequeno suas próprias anteninhas e uma medalha super brilhante!

7. Mágica das Cores

Crianças amam cores! Quem é que não se lembra de aprender a misturar cada cor para formar novos tons?

Com inspiração no livro Dora Aventureira – Descobrindo as Cores que ensina para os pequenos as cores em inglês e português, essa brincadeira fácil de fazer vai encantar crianças e adultos.

É só pingar corante alimentício no leite em um prato e depois adicionar detergente. O resultado é que as tintas se misturam sozinhas de forma psicodélica! Veja aqui um passo a passo de como fazer essa experiência.

8. Futebol colaborativo

futebol com olhos vendados
Imagem: Shutterstock

Os pequenos podem aprender muito com esportes coletivos como o futebol. Que tal se inspirar no clima de Copa do Mundo para propor uma brincadeira parecida com o futebol, só que bem mais desafiadora?

Para brincar, é preciso pelo menos duas crianças. Amarre a perna direita de uma à perna esquerda da outra, e um dos pequenos precisa ficar com os olhos vendados.

É aí que está a diversão: quem fica com os olhos abertos tem que dar instruções para ajudar o outro da dupla a fazer um gol. Isso ajuda a desenvolver noção espacial e aprender conceitos como direita e esquerda. Além disso, é claro, é uma oportunidade de incentivar a empatia e ajudar a criança pensar sobre como pessoas com deficiência visual vivem diversas experiências.

Quer mais ideias para incentivar a leitura e divertir os pequenos?

Veja também:

Receba dicas e novidades por email:

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts