Um livro para aprender as cores em inglês, com Dora Aventureira!

livro livro para aprender as cores com dora aventureira
Ouça o post

Na Dentro da História somos apaixonados por histórias, e sabemos que elas não são nada sem grandes personagens. Nos nossos livros personalizados, as crianças são protagonistas ao lado de personagens muito queridos: alguns ensinam sobre ciência, outros resolvem desafios, e tem até aqueles que cantam e dançam junto com os pequenos. Agora, mais uma personagem inédita chegou com um livro para aprender as cores e várias outras lições. Ela é corajosa, inteligente e muito simpática. Com vocês, Dora Aventureira!

Dora Aventureira, uma personagem inovadora

Dora é uma menina de 8 anos de idade que está sempre explorando novos lugares junto com seu melhor amigo, o macaco Botas. Ela leva consigo a Mochila falante, que é capaz de guardar qualquer coisa, independentemente do tamanho. Dentro da Mochila Dora guarda o Mapa, que também fala com ela, a ajuda a se localizar e chegar onde precisa.

O desenho completou 8 temporadas e tem mais de 150 episódios no total. Trata-se de uma série inovadora em diversos aspectos: Dora foi uma das primeiras protagonistas infantis com descendência latina, e a série foi uma das primeiras a criar interatividade com as crianças. Em todos os episódios, Dora conversa diretamente com quem está assistindo, fazendo perguntas e incentivando a criança a respondê-las. Um recurso que chama a atenção para o potencial educativo desse desenho tão querido pelos pequenos do mundo todo.

Introduzindo o Inglês para os pequenos

Desde sua criação, a série Dora Aventureira tem uma proposta educativa clara. Nos Estados Unidos, ela introduz o espanhol como um segundo idioma. Com a tradução para o português, Dora ensina para as crianças suas primeiras palavras em inglês.

Nos episódios isso acontece de forma bem natural para a criança. Os diferentes elementos que surgem na história, como objetos, animais, cores e números por exemplo, são apresentados em inglês. A criança então é incentivada a interagir, repetindo as palavras que aprendeu.

Assim como a série, o livro Dora Aventureira em Descobrindo as Cores foi criado para promover o aprendizado da segunda língua. Na história, são utilizados dois recursos importantes com esse objetivo: a repetição e a associação dupla.

A repetição é importante porque é uma das principais maneiras pelas quais as crianças aprendem novos conceitos. Durante a história, Dora sempre fala mais de uma vez a palavra que deve ser aprendida. Então, acontece uma associação dupla: a criança relaciona a palavra em inglês com a palavra em português, e também com a imagem do livro. Ou seja, ela aprende a comparar a nova palavra que aprendeu com a da sua própria língua, e o recurso visual ajuda a dar sentido para essa relação.

O desenho Dora Aventureira também é recomendado por especialistas para crianças com autismo, já que a associação das palavras com os recursos visuais ajuda os pequenos a compreender as mensagens.

Habilidades essenciais para as novas gerações

Além de promover o contato com o inglês, Dora Aventureira é um desenho que ajuda a desenvolver outras habilidades muito importantes.

Durante os episódios e também no livro personalizado, as crianças recebem muitos estímulos relativos ao reconhecimento espacial. Desde a interação com o mapa, assim como ao longo da história, a criança é desafiada a pensar qual é o caminho certo a ser seguido. Ela precisa se lembrar do mapa e de diferentes elementos que indicam o melhor caminho.

Isso tem a ver com outra habilidade cada vez mais importante atualmente: a resolução de problemas. Em cada episódio, Dora tem um problema que precisa solucionar: pode ser resgatar um filhote em apuros, consertar um sapato furado ou ajudar um amigo a encontrar algo que perdeu.

No livro personalizado, a criança conta com a ajuda de Dora para encontrar o caminho de casa. Ao longo do trajeto, a pequena ou o pequeno precisam fazer diferentes escolhas que, no final, os levarão até sua família.
A cada escolha certa, Dora e Botas comemoram junto com a criança. Esse reforço positivo é mais um recurso educativo para reforçar o aprendizado no livro!

livro livro para aprender as cores com dora aventureira personalizado

Um livro para aprender as cores e muito mais

O primeiro livro personalizado com Dora lançado pela Dentro da História leva o título “Dora Aventureira em Descobrindo as Cores” e é indicado principalmente para crianças de 3 a 6 anos de idade. As crianças vão aproveitar livro para aprender as cores tanto em português como em inglês.

No final da história, há ainda três atividades lúdicas que ajudam a criança fixar as palavras aprendidas com a leitura. 

Experimente criar o personagem do seu pequeno no site e conheça a história completa!

Juliana Gaspari Head de Conteúdo Dentro da História

Receba dicas e novidades por email:

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts