Lições de amizade do livro Uma Aventura com o Smilingüido

3 min. leitura

Livro personalizado do Smilingüido
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Veja o que as crianças podem aprender com o Smilingüido sobre o valor da amizade, no livro personalizado da Dentro da História. 

O mundo precisa cada vez mais de valores como a solidariedade, o amor e a amizade. A literatura é uma das maneiras de falarmos sobre esses temas com as crianças: as histórias nos ajudam a transmitir as mensagens de forma lúdica, de maneira que façam sentido no universo da infância. 

O Smilingüido e suas amigas formigas são personagens ícones do ensino de valores para as crianças, criados na década de 1980 e desde então tendo marcado diversas gerações com suas histórias em quadrinhos. Agora, as crianças da nova geração podem aprender lições valiosas com essa formiguinha no livro personalizado da Dentro da História.

O livro personalizado do Smilingüido

Smilingüido Dentro da História

Uma Aventura com o Smilingüido e Sua Turma é uma forma divertida de transmitir valores humanos para as crianças. Escrito pela premiada autora infantil Cristina Marques, o livro ensina sobre amizade e generosidade de uma forma muito especial: transformando a criança em personagem da história junto com as formiguinhas.

A personalização é feita no site www.dentrodahistoria.com.br, onde é possível criar o personagem com as características e o nome da criança. Depois, o livro exclusivo é impresso em capa dura e chega na casa da família junto com atividades extras que estimulam ainda mais o aprendizado e o gosto pela leitura.

Lições de amizade no livro do Smilingüido

O Smilingüido e sua turma são exemplos de perseverança e de disciplina. Esses personagens ensinam valores essenciais, mostrando como é importante aprender a compartilhar o que é seu, trabalhar em grupo e viver em harmonia. 

Na história do livro personalizado, a criança e os outros personagens passam por situações que trazem reflexões importantes, principalmente sobre o que significa ser um bom amigo. Veja abaixo trechos do livro que ensinam verdadeiras lições sobre o valor da amizade:

1. A recepção das formigas

Logo no início da história, a criança conhece o Smilingüido e é levada por ele até o mundo das formigamigas. Lá, ela é recebida calorosamente pela turma. Faniquita lhe dá um abraço, enquanto Pirá, Forfo e Pildas já lhe chamam para brincar com eles. Essa recepção cheia de carinho mostra como é importante acolher novos amigos, mesmo que eles sejam diferentes de nós.

2. Na colmeia das abelhas

Cena do livro Smilingüido

A criança é convidada junto com o Smilingüido para conhecer a colmeia das abelhas, onde tem muito, muito mel! Eles se lembram de levar um pouco para os amigos, que nem sabiam que ali tinha mel. Afinal, ser amigo é compartilhar o que se sabe, além do que se tem!

3. A hora do lanche

As formiguinhas levam a criança para a escola junto com elas e, após a aula da Mestre Formisã, todos dividem o lanche com o novo amigo. Assim, mostram como bons amigos são solidários e pensam sempre no bem estar um do outro. 

Veja também: Como fazer anteninhas do Smilingüido para as crianças

4. Ajudando as sauvitas

Uma hora o grupo de Smilingüido encontra as formigas saúvas, que estavam se esforçando muito para empurrar uma fruta grande para dentro de seu formigueiro. As formiguinhas decidem se juntar a elas para ajudar, mostrando que podemos ser amigos e bondosos também mesmo com quem não é tão próximo de nós.

5. O resgate do bicho-pau

Livro personalizado do Smilingüido

No rio, eles ouvem gritos e a criança vê um bicho-pau se afogando. O único jeito de salvá-lo é usando o cachecol de Faniquita. Ela fica com dó de estragar seu acessório tão querido, mas logo se lembra como a vida é mais importante que qualquer outra coisa e, juntos, conseguem puxar e salvar o amigo. 

6. A centopeia com dor

As formiguinhas encontram perto do rio a Dona Centopeia. Ela contou para a turma que estava com dor nos pézinhos, e por isso não conseguia chegar até a água. Todos se juntaram para carregá-la até a margem, porque trabalhar em grupo para fazer o bem é o que bons amigos devem fazer.

São lições muito valiosas para os pequenos, não é mesmo?

Valores que o Smilingüido ensina

Esses exemplos lúdicos ajudam a criança a aplicar os aprendizados na sua vida, aprendendo a dar valor para o que realmente importa, e se tornando uma boa amiga, sempre generosa e solidária com os outros.

Para conhecer a história completa e personalizar o livro Uma Aventura com Smilingüido, clique aqui!

Receba dicas e novidades por email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *