Dia do Bibliotecário: amor pelos livros como profissão

No dia 12 de março comemoramos o Dia do Bibliotecário, o profissional essencial para o incentivo à leitura!
Dia do bibliotecário, mulher oferece livros para crianças em uma biblioteca
Ouça o post

No dia 12 de março comemoramos o Dia do Bibliotecário, o profissional essencial para o incentivo à leitura!

Com o início da era digital, muitos pensaram que os livros logo perderiam utilidade e acabariam desaparecendo. E se isso acontecesse, a profissão dos bibliotecários também chegaria ao fim. Mas, hoje, vemos que tudo isso está longe de acontecer, e pelo contrário: a tecnologia trouxe novas formas de leitura, e tornou o trabalho do bibliotecário ainda mais importante.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

Os bibliotecários, que sempre tiveram o papel de organizar e zelar pelos acervos das bibliotecas, agora passam a trabalhar também com sistemas informatizados cada vez mais complexos para gerenciar informações, tanto dos livros físicos como de acervos digitais.

Neste dia 12 de março, celebramos essa profissão que une ciência, dados e tecnologia a favor do incentivo à leitura e à cultura em todo o país!

Veja abaixo o depoimento de Rosa Cleide Marques, bibliotecária vencedora do prêmio FNLIJ de Melhores Programas de Incentivo à Leitura de 2016:

“Quero falar sobre a alegria de ser Bibliotecária. Essa imensa alegria, a alegria que se tem diante da beleza e da grandiosidade de uma biblioteca, de ver os leitores em busca de um livro… A alegria na organização e no cuidado com acervo, na criança que fala do livrinho que leu. Sinto diariamente que sou jardineira desse jardim chamado Biblioteca Escolar.

Imagino que o bibliotecário jamais pensa em se aposentar. Pois quem deseja se aposentar daquilo que lhe traz alegria? Da alegria não se aposenta…

Neste 12 de março celebramos mais um dia do Bibliotecário com muita honra. Que possamos comemorar esta data por todo o país e que a lei que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país seja cumprida. Este será o nosso maior presente.” – Rosa Cleide Marques

Desejamos a todos os profissionais dedicados ao cuidado e ao amor pelos livros, um Feliz Dia do Bibliotecário!

Receba dicas e novidades por email:

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts