5 passos para escolher um livro infantil

3 min. leitura

Como escolher livro infantil
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Para quem ama incentivar a paixão pela leitura, escolher um livro infantil para presentear uma criança é algo muito prazeroso. Mas isso não quer dizer que seja uma tarefa fácil!

São muitas as opções e às vezes é difícil escolher o melhor livro. Afinal, isso depende da idade da criança, dos seus gostos, da sua habilidade de leitura e de muitos outros fatores. 

A seguir, você verá um passo a passo prático para tirar isso de letra. Nossos especialistas separaram dicas valiosas para você escolher os melhores livros para o seu pequeno leitor!

Porque escolher o livro certo é tão importante?

Para começar, vamos entender porque vale a pena se preocupar em escolher o melhor livro infantil para cada criança e momento. Em geral, as experiências com os livros na infância influenciam muito a relação que cada criança terá com a leitura nos anos seguintes e até mesmo na sua vida adulta.

Escolhendo livros apropriados e interessantes para a criança, evitamos que:

  • Ela se frustre com histórias complexas demais para sua fase de leitura
  • Ela tenha contato com livros pouco estimulantes, que geram desinteresse pela leitura

Como escolher um livro infantil?

Veja a seguir 5 passos que vão te ajudar a decidir qual livro é a melhor escolha para o seu pequeno leitor.

1. Analise a complexidade do texto

Para entender se a história de um livro é adequada para a criança, é preciso conhecer o seu nível de desenvolvimento da linguagem e da leitura. Nem sempre é possível generalizar, mas as indicações por faixas-etárias ajudam a fazer melhores escolhas. 

Para crianças de até 3 anos de idade, é recomendado dar preferência a livros com frases curtas, linguagem simples e com pouco texto em cada página. Passando pela alfabetização, os pequenos podem ser apresentadas a histórias maiores, com blocos de textos mais longos e linguagem mais complexa.

2. Observe as ilustrações

Até os 2 anos de idade, desenhos em cores vibrantes e contrastantes ajudam a criança a focar a visão enquanto ela ainda está se desenvolvendo. Repare se as ilustrações estão coordenadas com o texto, para que a criança crie associações durante a leitura. 

Busque ilustrações de diferentes estilos: simbólicas, estilizadas, minimalistas… Um livro infantil bem ilustrado oferece à criança uma experiência estética, que enriquece seu repertório e estimula o prazer da leitura.

3. Repare no material

O material do livro infantil também é um fator importante para a experiência de leitura. Livros com capa dura são mais valorizados como presentes, e duram tanto que podem se tornar lembranças para a vida toda.

Para leitores mais novinhos, há opções com os cantos arredondados para evitar cortes e acidentes. Folhas de papéis mais grossos são boas para que a criança possa manusear o livro sozinha sem rasgar. Os pequenos também ficam encantados com os livros de borracha e de pano, que são praticamente indestrutíveis.

Veja também: Dicas de como escolher livros para cada faixa-etária

4. Verifique o autor, autora ou editora

Basta entrar em uma livraria para encontrar milhares de opções de livros infantis. Porém, nem todos têm a mesma qualidade. Um ponto muito importante para verificar é a presença do nome de um autor ou editora reconhecidos: isso ajuda a garantir que aquele livro seja uma edição de qualidade literária, criado por especialistas e seguindo todas as recomendações para produtos voltados ao público infantil.

5. Procure um tema de interesse

O tema da história é um fator muito importante. Em geral, livros que descrevem experiências e objetos do cotidiano da criança geram interesse e identificação. Por volta dos 4 anos de idade, os pequenos se interessam pelo alfabeto e pelos números, que estão aprendendo na escola. A partir dos 6 anos, tendem a gostar de ação e aventura, preferindo ler histórias emocionantes e de super-heróis. É importante diversificar os temas e apresentar diferentes gêneros para o pequeno leitor.

Mas o mais essencial é conhecer os gostos da criança: ela está na fase de gostar de dinossauros? De um personagem específico? De aprender sobre o espaço? Um livro que trate do tema de interesse em cada fase com certeza será um presente especial.

Já pensou em fazer parte de um Clube de Leitura?

Existe uma grande diferença entre escolher um livro infantil apropriado e encontrar um livro extraordinário, que gere identificação na criança e estimule sua paixão por ler. Por isso, o Clube Dentro da História tem a proposta de criar experiências únicas de leitura na infância. 

A cada mês, o pequeno leitor vira protagonista de uma história junto com os personagens favoritos. Cada Kit inclui um livro infantil, mais atividades e brincadeiras para potencializar a leitura. E a melhor parte é que você recebe indicações de especialistas de acordo com a faixa-etária e temas favoritos da criança, mas ainda assim você pode escolher o livro que quer receber a cada mês.

Clique aqui para conhecer o Clube da Dentro e receber livros infantis escolhidos com todo o carinho para o seu pequeno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *