Meu filho não quer ir à escola: e agora?

Quando a criança não quer ir à escola, os pais ficam sem saber como agir. Para saber quando insistir, respeitar e como descobrir o motivo desse comportamento, veja nossas dicas!
menina chora porque não quer ir à escola
Ouça o post

Seu pequeno ou pequena se queixa de dor de barriga logo antes de ir à escola? Se fica em casa, os sintomas desaparecem, e surgem de novo no dia seguinte? Faz birra e chora para sair de casa?

Quase toda criança passa por uma fase quando não quer ir à escola, mostrando dificuldade para chegar ou ficar nas aulas. Isso geralmente está ligado a algum tipo de ansiedade, e é chamado pela psicologia de “recusa escolar”.

Entenda mais sobre os sintomas e quais são as melhores formas de lidar com essa fase:

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

Sintomas da criança que não quer ir à escola

Além de ter acessos de raiva e choro quando chega a hora da aula, os sintomas que as crianças costumam mostrar quando não querem ir à escola podem incluir queixas de sintomas físicos. As reclamações mais comuns são de dor de barriga, dor de cabeça e enjôo.

Embora esses sintomas possam ser confundidos com doenças ou problemas médicos, um bom sinal de que eles estão sendo causados pela recusa escolar é que acabam passando pouco tempo depois de a criança conseguir ficar em casa.

Se isso está acontecendo com frequência, algumas vezes na semana ou todos os dias, é preciso prestar atenção e investigar as causas. Uma visita ao pediatra é uma boa ideia para verificar se existe ou não alguma razão física para os sintomas que a criança demonstra.

Mesmo que a criança não tenha um problema físico causando seus sintomas, isso não significa que eles não sejam reais. Ou seja, ela não está necessariamente inventando ou fingindo a dor. Esse mal estar pode ter causas emocionais, justamente por causa da ansiedade gerada quando a criança não quer ir à escola.

Há crianças, ainda, que não chegam a reclamar de dores ou mal estar, mas começam a fazer birra e a ter crises de choro. Em todos os casos, reconhecer esse comportamento frequente é o primeiro passo. O segundo passo é identificar os motivos para ele acontecer.

Porque meu filho não quer ir à escola?

Descobrir o motivo real que está fazendo a criança não querer ir à escola é o mais importante para saber como ajudá-la a superar esse problema. Algumas das causas mais comuns são:

Ansiedade da separação

É comum que as crianças sintam insegurança de ficar longe dos pais ou de outras figuras afetivas, e ir à escola é um dos primeiros marcos dessa separação. Trata-se de uma fase normal do desenvolvimento infantil, que ocorre principalmente entre dois e cinco anos de idade. Normalmente a ansiedade passa com o tempo e a maturidade da criança, mas caso continue, pode indicar um transtorno da ansiedade de separação, que precisa de acompanhamento psicológico.

Experiências negativas na escola

Pode ser que a criança esteja passando por situações desagradáveis na escola, como bullying ou dificuldades escolares. Ambos podem levar a criança a desenvolver um quadro de depressão e ansiedade, por isso é importante estar em contato com a escola para saber de qualquer situação anormal que aconteça. Nem sempre a criança tem a habilidade de expressar o que sente e identificar os motivos disso.

Carência e necessidade de atenção

Pode ser que o comportamento da criança com relação à escola seja motivado apenas por uma necessidade de atenção. Por isso os pequenos fazem birra e choram: sabem que, com essas atitudes, vão receber maior atenção dos adultos.

Pode ser que o ciúme pelo nascimento de um irmão, a separação dos pais ou mesmo a morte de um parente querido acabem desencadeando esse comportamento. Nesses casos, a criança geralmente não demonstra nenhum transtorno psiquiátrico, mas isso não quer dizer que não precisa de atenção especial.

O que fazer?

Cada criança vive uma experiência diferente. Por isso, não há receita perfeita sobre o que é melhor fazer quando o pequeno não quer ir à escola. Procure entender o que funciona para acalmar a criança e se há algum argumento que costuma convencê-la a ir para a aula. De qualquer maneira, essas são dicas importantes para se ter em mente:

Procure padrões

Procure entender os sintomas que a criança demonstra quando não quer ir à escola. Ela acorda com dor de barriga ou dor de cabeça? Costuma se queixar quando está ocupada ou distraída? Se sente mal apenas durante os finais de semana ou em um dia específico da semana? Procure pistas sobre o que está fazendo com que seu filho evite a escola.

Descarte possíveis problemas médicos

Se seu pequeno ou pequena está se queixando de sintomas físicos, leve-o ao pediatra para ser examinado. É bem provável que os sintomas sejam emocionais ou, até mesmo, inventados como desculpa, mas é preciso descartar a possibilidade de qualquer doença.

Converse com todos os envolvidos

Converse com a criança e com a equipe da escola para descobrir se algo está desencadeando esses comportamentos. Pode ser um colega de turma que faz bullying, algum problema de desempenho escolar, ou até uma dificuldade da criança para fazer amigos. Os professores poderão te ajudar a entender o que acontece dentro do portão quando você vai embora, que é onde pode estar o motivo de a criança não querer ficar na escola.

Não torne ficar em casa mais atraente do que ir à escola

Faça com que a criança saiba que se estiver realmente doente, precisará ir ao médico, ficar na cama e descansar, ao invés de assistir TV ou ficar brincando. Se você ficar em casa com seu filho ou filha, tente não dar mais atenção do que o normal. Quanto mais divertido for ficar em casa e mais atenção a criança receber, consequentemente mais motivos ela terá para não querer ir à escola.

Não seja resistente a procurar ajuda

Se o comportamento de evitar a escola se tornar constante e parecer estar se agravando ao invés de melhorar aos poucos, é uma boa ideia procurar um psicólogo infantil. O especialista pode te ajudar a encontrar respostas e principalmente poupar a criança de sofrimento desnecessário.

Outra atitude que pode ajudar a criança é não alongar as despedidas no portão. Tente também criar rotinas mais leves e descontraídas antes da ida à escola.

Se o pequeno está em uma fase de chorar e reagir de forma explosiva não só porque não quer ir à escola, mas também em outros momentos, veja mais dicas nesse outro artigo sobre como lidar com crises de birra da criança. Esperamos que seja útil!

66 comments
  1. Tenho uma filha de 3 anos, e há duas semanas começou a dizer que não quer ir a escola, chora muito, chega a falar enquanto dorme que não quer ir, acorda dizendo que não quer e isso tem me deixado muito perdida, porquê ela foi o ano todo numa boa e de repente, agora no final esta tendo esse comportamento, chegou a dizer que os amiguinhos batem nela e machuca, como mãe estou muito confusa e sem saber o que fazer, trocar de escola talvez? Esperar o inicio do próximo ano? Deixar em casa? Enfim, totalmente perdida. Recentemente mudei de trabalho e como entro mais cedo, não posso mais leva-la à escola, então eu estava apenas buscando, e as vezes eu acho que esse foi o problema, sente a falta da mãe, mais no fundo não sei mesmo o que está acontecendo e principalmente, não sei mesmo o que fazer.

    1. Olá Ana Paula!
      Poxa, sinto muito por saber que a sua pequena está passando por esse período difícil. Você já conversou na escola sobre isso?
      Falar com a professora pode te ajudar a entender se está acontecendo algo em sala de aula, com os colegas, se houve alguma mudança de comportamento. Procure também incentivar sua pequena a te contar mais sobre o que a incomoda para então agir.
      Desejamos que logo esse período passe 🙂

      1. meu filho quando chegar o dia di ir a escola ele começa chora fala que está com dor de cabeça ança de vômito chora muito ele tem 9 ano mas ta dando muito trabalho para não ir a escola

        1. Oie, Ivete! Tudo bem?

          Obrigada por compartilhar seu relato com a gente.

          O retorno escolar presencial após um longo período de ensino remoto, têm despertado diferentes comportamentos nas crianças de todas as idades. Por essa razão, é fundamental que tanto as famílias quanto os professores trabalhem juntos para acolher e ajudar os pequenos a lidar com esse momento. Conversar, ouvir e se atentar aos sinais que a criança dá, é muito importante nesse processo de readaptação com as aulas presenciais. O acompanhamento com um especialista, como psicólogos e pediatras, também é essencial para direcionar os pais, cuidadores e educadores sobre o que fazer, além de auxiliar melhor as crianças.

          Torcemos para que o seu pequeno logo volte a gostar de ir para escola (:

  2. O meu filho tem 6 anos, sempre foi para escola tranquilo, desde bebê ele fica integral, esse ano trocamos de escola. Na primeira semana de aula eu mesma levei ele para escola, por causa da fase de adaptação, mas da segunda semana em diante ele começou a ir no transporte, no entanto todo dia ficava na escola chorando, mas com mta conversa prometeu não fazer mais isso. Realmente não fez, durante uns 3 dias, agora ele está resistindo a entrar no transporte. Ele acorda tranquilo, faz todo o processo, banho, café, arrumação toda, tudo tranquilo. Na hora que o transporte chega ele resiste a entrar no carro. Na primeira vez que fez isso, deixei em casa porque não era comum isso, então estranhei, mas mesmo assim dei castigo, tirei toda a tecnologia (tablet, tv, celular) e mta conversa, explico que não é legal ficar em casa, mostro sempre o que ele perde ficando em casa. Mas ele continua resistindo e já conversamos e a questão não é a escola e nem o transporte, porque sempre quando perguntamos diz que gosta da escola e do transporte. Estou acreditando que seja birra, uma vez que sabe que o pai algumas vezes estará em casa, por causa do horário de trabalho que é diferente. Na segunda vez que ele fez, o coloquei no transporte mesmo chorando, mas toda essa situação acaba sendo constrangedora para todos e não gosto de agir dessa maneira, que ele vá para escola chorando. Observo que todo esse processo que estamos passando foi nesse retorno as aulas nesse período, digamos pós- pandemia, mas também não podemos ficar deixando que ele fique em casa, mesmo sem brincar.

    1. Oie, Marina! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente.

      O retorno as aulas pós-pandemia realmente têm sido cheio de desafios tanto para a família, quanto para as crianças. Nesses casos, nós recomendamos que você procure falar sobre essas situações que envolvem a ida para a escola com um psicólogo infantil, pois em determinadas situações apenas um especialista que domina o assunto poderá ajudar vocês de maneira mais efetiva.

  3. Olá, tudo bem com vocês?? Estou eu aqui na mesma situação. Meu filho vai fazer 4 anos, iniciou as aulas presenciais agora. Foi a primeira semana todo feliz, alegre, sem dar trabalho algum. Mas essa semana, só vai no choro, fica chorando na escola, fala que tá com saudades da mamãe, que tá cansado, reclama toda hora que quer ir para casa (relatos da professora). Eu que deixo ele na escola todos os dias, só não busco por causa do trabalho, e sempre converso com ele em casa sobre a escolinha. Que lá é legal, tem varios amiguinhos, brincadeiras, musiquinhas, que ele vai aprender a fazer cartinhas para a mamãe/papaiNoel… Essas coisas, para motiva-lo, mas a resposta dele sempre é que fica com saudades de mim. É de cortar o coração!

    1. Oie, Maria! Tudo bem?

      Agradecemos por compartilhar sua história com a gente!

      O início da vida escolar pode gerar a chamada ansiedade de separação nas crianças. Isso acontece, pois os pequenos ainda não se acostumaram com a rotina de aulas e se sentem ansiosos ao não ter nenhum familiar por perto na escola. Nesse artigo: https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/familia/como-combater-ansiedade-nas-criancas/ trazemos algumas dicas para lidar com os episódios de ansiedade infantil que os pequenos podem apresentar.

      Recomendamos também manter o contato próximo com as professoras para combinar ações que sejam capazes de ajudar seu pequeno a lidar com esse momento, além de buscar o apoio do especialista que acompanha o desenvolvimento do seu filho.

  4. meu filho vai fazer 3 anos, alguns meses a traz ele ficava na escola meio turno, so que antes de ir a escola ele ficava em casa com meu sobrinho, ja estava acostumado a eu sair para trabalhar e no fim do dia eu voltava, ai por motivos financeiro acabei tirando ele em dezembro mais ou menos, agora em março minha esposa conseguiu um emprego e tivemos que colocar ele na creche novamento, mais foi repentino, minha esposa fez entrevista num dia dois sias depois ele ja teve que ir para creche no turno integral. não tivemos como fazer aquela adaptação e a creche é a mesma. na primeira semana ele ficou bem sem chorar, na segunda semana ele chega na frente da creche e começa a chorar, ja conversamos com as professoras e segundo elas nada de diferente aconteceu, nada fora da rotina diaria, ele chora pra entrar mais em questão de alguns minutos depois ele ja acalma e se inturma com as outras crianças. quando voltamos pra buscar ele, vem correndo faceiro pra dizer que tava brincando com as criança no pula pula, da tchau pra prof, fala ate amanha, mas no dia seguinte e o mesmo choro para descer. o que posso fazer pra tentar melhorar isso?

    1. Oie, Marcus! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente!

      O retorno escolar pode provocar em algumas crianças o que os especialistas chamam de “ansiedade da separação”. Nesses casos, os pequenos que se sentem ansiosos por ficar longe dos pais enquanto estudam, choram e apresentam certa resistência para ficar na escola. Para ajudar as crianças a passar por esse momento, o ideal é conversar bastante explicando que em apenas algumas horas vocês irão se reencontrar e que a escola também é um lugar muito divertido. Caso seja possível, é fundamental trazer os professores para essa conversa, pois assim os pequenos poderão se sentir mais seguros e familiarizados com os adultos que vão acompanhá-los no ambiente escolar.

      Além disso, fazer contato com psicólogos infantis também é uma ótima opção no caso da situação se estender por mais tempo.

  5. Oi meu filho tem 2 anos e 7 meses e faz um mês que trocou de escolinha ele ia somente a tarde nessa escolinha mas como troquei de serviço tive que trocar ele de creche e ir integral. Ele nunca chorou na escola ou pra ficar lá mas nessa última semana percebi que quando deixava ele na creche pela manhã ele não expressava nenhuma emoção pra me dar tchau não me respondia e me ignorava e na quarta ele teve pesadelo a noite com a escolinha e nesse dia tivemos que ir buscar ele mais sede porque as profe falaram que ele não comeu o dia todo até as 16:₩0 da tarde quando buscamos e choro o dia todo pedindo pela mamãe coisa da qual ele nunca fez. E agora em casa ele pede que por favor não leve ele na escolinha porque lá é chato e ele lá é triste. Ele chego perguntar pra minha irmã de 6 anos se na escolinha dela ela também é triste. Não sei oque fazer agora se ele tá fazendo birra ou aconteceu algo que traumatizou ele tanto assim lá.
    Já falei com as prof elas falaram que não aconteceu nada de diferente.
    .c

    1. Oie, Josieli!

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente.

      Assim como para os pequenos, esses momentos são difíceis para a família também. Nossa recomendação é a busca por um psicólogo infantil para investigar o que pode ter desencadeado essa reação. Apenas um especialista poderá ajudar seu pequeno e orientar a família do que fazer nesse período.

  6. Minha filha tem 4 anos, faz dois meses que ganhei bebê e a um mês ela não quer mais ir a escola. Vai chorando chega em casa já começa a chorar.. quando ela chega da escola procuro dar atenção 1oo% para ela brinco dou atenção que ela precisa porém é só ir colocar para dormi que já começa a dizer qie não quer ir a aula. Não sei mais o que fazer ando triste e preocupada com a situação.

    1. Oie, Jessica! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente!

      Naturalmente o retorno escolar desperta em alguns pequenos e pequenas a chamada Ansiedade da Separação, que é o receio de ficar em um ambiente diferente, como a escola, e longe da família. Sua filha acabou de ganhar um irmãozinho e essa é uma novidade imensa para ela. O desejo de ficar em casa, talvez seja para conhecer melhor o novo membro da família enquanto fica perto da mamãe. De toda forma, nossa recomendação é que você procure por um especialista infantil que possa te ajudar e orientar da melhor maneira possível para lidar com esse momento.

  7. Oi Boa noite
    Minha filha tem 5 anos,estou com problemas.Me separei a quase dois anos, ela está super bem.?Mas a 1 mês chora que não quer.

    1. Oie, Adriana!

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente.

      Nesse caso, a melhor saída para entender o que está acontecendo com a sua pequena e poder ajudá-la a passar por isso, é procurar por um especialista em comportamento infantil.

  8. Olá não sei mais o que fazer minha filha sempre amou a escola deis de bebê .
    Ela começou esse ano na primeira série estudava a tarde mais ouve alguns problemas com uma coleguinha conversei com os pais mandei bilhete na agenda falando o que estava acontecendo.
    Ela entregou para a professora foram para a direção mais não virou nada essa coleguinha continuou fazendo as mesma coisas falei com os pais e nada adiantava TDS os dias ela vinha triste e chorando e falando que queria mudar de período.
    Fiz de TD para resolver isso mais tive que trocar ela de período .
    Consegui a vaga de manhã ela ficou super feliz .
    Mais depois percebi que ela estava triste agora ela não quer ir para escola pq tem uma professora de artes que grita e fica batendo na mesa e ela e super calma e boazinha só que não quer ir para escola cada dia tem uma dor .
    Já levei no médico ela não tem nada e manhã só que ontem ela chorou de mais que não queria ir para escola e fala que sente saudades de mim não sei o que fazer não posso contar com ninguém.
    E eu fico super triste com isso pq nunca ela deu trabalho na escola ela ama a escola mais não quer ir mais .
    Por favor me ajuda não sei o que fazer estou desesperada de ver minha filha dessa maneira.

    1. Oie, Pamella!

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente. Realmente é de partir o coração saber que sua pequena não quer mais ir a escola, um ambiente que ela gostava tanto.

      Nossa recomendação é que você procure um especialista em comportamento infantil para que ele possa tanto ajudar sua filha a lidar com toda essa situação, como também te orientar sobre o que fazer.

  9. A minha filha tem 4 anos e fala que não gosta de ir a escola ,chorou a aula inteira chama os colegas de feio e fala que não quer ir mais a escola.

    1. Oie, Cristiane! Tudo bem?

      Obrigada por sua mensagem.

      Para poder ajudar sua pequena e saber quais as melhores atitudes a serem tomadas, nossa recomendação é que você pratique a escuta ativa e busque também por um especialista em comportamento e desenvolvimento infantil.

  10. Minha filha também está chorando muito pra não ir a escola ela tem 10 anos e eu não seio mais o que fazer muitos dizem que te birra outros fala que ela não que mais estuda e só fica na escola se eu fica com ela na sala de aula mim ajuda

    1. Oie, Rozelia! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar seu relato.

      Conversar e ouvir a criança é a melhor maneira de entender como ela se sente diante de toda a situação que envolve a ida para a escola. Além disso, também é fundamental fazer um acompanhamento com um psicólogo ou especialista infantil.

  11. Oi meu filho tem 3 anos o ano passado estudou comigo como professora dele ,esse ano quando teve a mudança de professora ele não se adaptou chora até vomitar todos os dias eu já estou desesperada.

    1. Oie, Elis! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente!

      Nesse caso, a melhor alternativa é procurar por um especialista ou psicólogo infantil. Somente um profissional poderá ajudar você e seu pequeno.

  12. Gostei do artigo.
    Tenho uma filha de 7 anos que foi diagnosticada com TOD só agora, e desde os dois anos ela recusa ir a escola, hoje está pior ela faz birra chora muito, porém ela frequentemente está sendo agredida dentro da sala de aula por dois coleguinhas , ela faz tratamento neorologico com medicamento resperidon e acompanhamento por pscologa infantil, porém as vezes acho que não está sendo o suficiente ela chora muito sofre e eu mais ainda, sinto dores no peito de tristeza com a situação, tentei fazer teste com ela em outra escola porém não consegui, então fiz teste com ela na mesma escola em horário integral, n aparte da manhã e6 só brincadeiras e ela adora mas quando chega o horário da escola ela ainda está recusando, eu uso tudo que posso , (se você não estudar não vou mais deixar vc ir brincar de manhã) ou todos nós temos deveres e lazeres o seu lazer é brincar e fazer o que gosta de manhã mas a tarde tem seus deveres a fazer. Ela já fica com raiva quando fala está parte.
    Tem hora que eu acho que não vou dá conta , depois que me separei do pai dela ela ficou bem pior , hoje estou em outro relacionamento que ela adora o padrasto , a irmã dela tem 9 anos e é o oposto dela , ama escola e super calma .

    1. Oie, Cintia!

      Ficamos contentes que você tenha gostado do artigo.
      Obrigada por dividir sua história com a gente.

      Realmente, essa é uma situação desafiadora e que pode envolver vários fatores como as agressões pelos colegas, o divórcio dos pais e até mesmo a ansiedade da separação em ficar longe da família enquanto está na escola. Continuar o tratamento dela com a psicóloga é fundamental para descobrir como esses fatores tem sido vistos, sentidos e absorvidos por sua pequena.

      No mais, nossa sugestão é que você continue mantendo o diálogo e a escuta ativa com a sua filha, além de reconsiderar a procura por outra escola para sua pequena.

      Ficamos na torcida para que ela desenvolva uma nova relação com o ambiente escolar.

  13. Meu filho tem 2 anos e 8 meses. Antes das férias ele ia para a escola numa boa. Agora chora todos os dias não querendo ir, e na volta chora e trava no lugar querendo algo da escola, como falar no microfone ou algum brinquedo. E chora o caminho todo. Antes o pai levava na escola junto, mas agora está trabalhando fora.
    Não sei onque fazer, pois ele fica muito desgastado, já cogitei até tirar da escola, mas depois que ele chega lá, ele chora mas depois se acostuma e brinca.
    Não sei como tirar desse transe que ele entra, eu converso, espero, mas tem momentos que não podemos parar na rua. Sinceramente não sei o que fazer. Help

    1. Oie, Ana! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente.

      A readaptação escolar após as férias realmente pode apresentar alguns desafios. Para saber como você e o pai do seu pequeno podem lidar melhor com essa situação, nossa sugestão é que vocês conversem com o corpo docente da escola e busquem por um psicólogo ou especialista em comportamento e desenvolvimento infantil.

  14. Minha filha vai fazer 5 anos, mas quer faltar todo dia, diz que não quer ir, a professora dela é super legal, tem amiguinhas lá, e mesmo assim não gosta de ir, tem preguiça de fazer as atividades em casa também. Em casa me chama o tempo todo pra brincar, acho que é muito apegada a mim, mas acredito que seja uma fase e que vai passar, essa idade só quer brincar o tempo todo

    1. Oie, Alana!

      Agradecemos por compartilhar seu relato com a gente.

      Ficamos na torcida para que sua pequena comece a gostar de ir para a escola e que esse momento seja repleto de alegria.

  15. Minha filha tem 4anos também não gosta de ir pra escola fala que e muito pequena pra estudar quer ficar deitada comigo na cama durmindo chora. Faz birra. Só tenho ela de filha fala que as amiguinhas dela não brinca com ela. Já não sei que faser mais e complicado ela tá difícil só quer brincar e mais nada..

    1. Oie, Miriam! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar sua história com a gente!

      Nossa sugestão é que, além de conversar com a professora da sua pequena, você também procure por um especialista em comportamento infantil.

  16. Meu filho vai na creche desde 6 meses e nunca teve problemas com adaptação. Já trocou de escolas e agora com 4 anos passou a apresentar resistência para ir para a escola, que ele está desde abril. Eu estou grávida, e ele tem acompanhado tudo. Será que a gravidez pode estar gerando está ansiedade da separação ?

    1. Oie, Erika!

      Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente.

      A gravidez pode ser um dos fatores que esteja desencadeando esse novo comportamento do seu pequeno, mas somente um especialista em comportamento infantil poderá lhe dar uma resposta mais completa.

  17. Olá tudo bem, eu e minha esposa também estamos passando por dificuldades com nossa filha, ela tem 6 anos dia 11 ela faz 7, ela amava ir para a escola sempre animada, mas de uns dias para cá ela começou a resistir a entrar na sala de aula, sempre inventa uma dor em algum lugar do corpo, e vive dizendo que sente minha falta que, chora para a professora dela dizendo que está com muita saudades de mim, com minha esposa nem tanto mas é comigo que ela fica assim, e confesso que estamos muito preocupados com essa situação, doe ver ela desse jeito, quando ela vê a amiguinha dela as vezes ela melhora mas se a amiguinha não estiver lá ela dá trabalho, a professora dela já até pediu para a pscopedagoga da escola falar com ela mas não adiantou muito.

    1. Oie, Leandro! Tudo bem?

      Obrigada por dividir sua história com a gente.

      Sentimos muito que sua pequena esteja passando por esse momento desafiador na rotina escolar.
      Nossa sugestão é que vocês procurem um psicólogo infantil fora da escola. Um especialista em comportamento e desenvolvimento das crianças é quem poderá ajudar tanto sua filha, quanto você e sua esposa a passarem por este momento.

  18. MEU filho tem 4anos dê início demorou para se adaptar na escola mais depois foi bem ê até gostava dá escola. Mais depois das férias mudou não quer mais ir a escola chora bastante ê diz que sente saudades de casa

    1. Oie, Vania! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar sua história com a gente!

      O que pode estar acontecendo com o seu filho é a chamada ansiedade da separação, que é o receio de ficar longe de algum familiar enquanto está na escola. Para compreender melhor o caso do seu pequeno, recomendamos que busque por um especialista em comportamento infantil.

  19. Meu filho tem 4 anos e a primeira vez que ele sai de casa para escola. O início do ano ele chorou, demorou uns 15 dias para se adaptar e estava tudo indo muito bem. E agora no mês de setembro começou a chorar não está querendo ir para escola, chora de grudar na minha roupa, perguntei na escola me disse que lá ele fica bem, agora estou aqui cheia de dúvidas se troco ele de escola (ano acabando) se continuo deixando mesmo sabendo que tem sido um desgaste tanto pra ele como pra mim.

    1. Oie, Jaque! Tudo bem?

      Obrigada por dividir sua história com a gente.

      Para que você possa tomar a melhor decisão, nossa sugestão é que você procure por um especialista no comportamento das crianças, pois somente um profissional poderá te orientar sobre como agir nessa situação.

  20. Eu tenho uma filha de 13 anos que estar com ansiedade estar sendo difícil ela ir a escola infelizmente estar sofrendo bulling já conversei na escola mais não deu resultado estar fazendo acompanhamento com psicóloga não sei o que fazer. Ela inventar dor de barriga dor de cabeça ela chora muito quando dar o horário de ir a escola. Deste de 2019 ela vem com esse problema. Estou esperando acabar o ano letivo para mudar ela de escola

    1. Oie, Silmara! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu relato.

      Que bom que sua filha está sendo acompanhada por uma psicóloga. Nós temos certeza que todo seu cuidado, amor e preocupação terão um efeito positivo na relação dela com o ambiente escolar.

  21. Minha filha tem 4 anos sempre gostou da escola . Mas ultimamente fala que não quer mais ir a escola. Inclusive trabalho nessa escola e ficamos em sala separadas. Ela falou que não gosta da prof. Já na escola em que frequenta no turno vespertino ela ama a prof.

    1. Oie, Cristiane! Tudo bem?

      Agradecemos por compartilhar seu relato com a gente.

      Nossa sugestão, é que, além de buscar conversar e praticar a escuta ativa com a sua filha, você também procure estabelecer um diálogo com a professora dela para saber mais sobre a rotina em sala de aula.

  22. Ola!
    eu tenho um filho com 3 anos e 11 meses, ele começou a vida de escola esse ano, ele tinha o maior desejo de estudar, então tornei esse desejo realidade, com um mês indo para escola, ele começou a fase de não quere ir mais, foram longos 3 meses assim, até que ele melhorou e começou a ir para escola de boa, quando foi agora ele passou duas semanas em casa, por motivo de doença, e quando voltou a escola, os choros e os escândalos foram piores. Ele grita, chora e diz: mãe não me abandone, não me deixe, aqui fique comigo, assista aula comigo, ai como eu saiu as professoras ficam cm ele o tempo todo ate ele parar de chora cm uns 20mm depois parece que não aconteceu nada, elas manda vídeo dele fazendo as atividades, brincando com os coleguinhas, Então eu não entendo. Vocês pode me ajudar.

    1. Oie, Islaine! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar seu relato conosco.

      Pelo comportamento do seu filho, o que ele pode estar tendo é a chamada ansiedade da separação. Para obter um diagnóstico completo, nossa sugestão é que você procure por um especialista infantil, como um psicólogo. Além de um diagnóstico correto, somente um especialista poderá te orientar sobre como agir diante dessa situação.

  23. Boa tarde!
    Eu não sei mais o que fazer também, tenho um filho de que fez cinco anos esse mês, ele diz que não gosta de ir para escola, que lá é chato, todo dia pede por favor para faltar, inventa que ta sentindo dor, é uma luta diária, chora e fica triste, parece que está indo para um lugar horrível, mas os dias que consigo convencer ele a ir, mesmo depois de todo esse drama, as tias falam que ele fica super bem. Eu já não sei mais o que inventar para convencê-lo a ir para escola, e essa já é a segunda escola dele esse ano. No inicio do ano coloquei ele numa escola e ele fazia a mesma coisa, eu fiquei preocupada e acabei trocando ele de escola, assim que mudou ficou numa boa nessa escola nova, mas desde que voltou das férias de julho estou nesse sofrimento com ele. Será que devo levá-lo a um psicólogo?

    1. Oie, Tatiana! Tudo bem?

      Agradecemos por compartilhar seu relato.

      Nossa sugestão é que você procure por um psicólogo ou especialista em comportamento e desenvolvimento infantil. Somente um profissional poderá te orientar sobre como agir nessas situações e também auxiliar seu pequeno a passar por esse momento, ajudando-o a entender a importância do ambiente escolar.

  24. Meu filho tem 10 anos e está muito difícil convence lo a ir pra escola.
    Estamos morando em outro País vai fazer um ano
    Tudo novo
    Escola, língua…amigos
    Eu tenho tentado de tudo,muita conversa, brinco, passeio com ele para que se adapte mas ele tem se mostrado bem arredio e agressivo.
    Muitas vezes me xinga e me agride com empurrões.
    Sei que é un período de adaptação mas está muito difícil
    Ele diz que simplesmente não gosta da escola e não quer aprender o idioma.A gente em casa tenta ajuda lo com as tarefas escolares e o idioma mas ele nem gosta de ouvir…cobre o ouvido como forma de protesto.
    Já verifiquei na escola se ele se socializa bem, segundo a professora sim, não tem problemas quanto a brincar e respeitar as regras.
    Mas em casa é uma verdadeira luta pois ele só faz o que ele quer.

    1. Oie, Rosa!

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente!

      A mudança de país, um novo idioma e os novos desafios escolares, realmente podem ser os responsáveis por esse comportamento do seu pequeno. Entretanto, somente um especialista em comportamento infantil poderá te passar um diagnóstico correto e te ajudar a passar por esse momento. Nossa sugestão é que você busque por um especialista brasileiro, assim as chances de seu filho se sentir à vontade para conversar serão maiores.

  25. Minha filha tem 7 anos e adora ir para a escola.Mas esta sofrendo humilhacoes e bullyng desde do inicio do ano.Já fui na escola,conversei com a professora e com a mae da menina,mas mesmo assim nao adiantou.Entao essa semana fui forçada mudar minha filha de sala.E infelizmente minha filha nao esta se adaptando a nova turma.Fica chorando,anciosa e nervosa.

  26. Meu filho tem 8 anos e chora muito pra ir a escola ..chega o horário dele ir ele chora começa a me agarrar chuta o ônibus fica muito nervoso ..já não sei mais o que fazer com ele isso já está afetando até minha saúde psicológica o que devo fazer

    1. Oie, Mônica!

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente.

      Neste caso, a melhor alternativa é buscar ajuda com um psicólogo especializado em comportamento infantil. Somente um profissional poderá te ajudar a lidar com essa situação e indicar as melhores atitudes a serem tomadas.

  27. Olá. Meu filho de 4 anos, sempre foi pra a escola de boa e tranquilo, faz 2 meses que não quer ir mais, chora muito, e quando acorda pra ir pra escolinha, tem ânsia de vômitos e chora bastante, ele diz que vai demorar pra voltar pra csa, e sempre fica perguntando se o final de semana já chegou, pra não precisar mais ir.. fala que vai ficar com saudade, de madrugada acorda pedindo pra não ir e chora.. fico muito triste , já conversei e nada adiantou.. ele diz que ama a prof dele RS, mas todo dia é uma peleja pra ir a escola

    1. Oie, Kelle! Tudo bem?

      Obrigada por dividir com a gente seu relato.

      Pelo comportamento do seu pequeno, a resistência dele para ir a escola tem sido ocasionada pela chamada “Ansiedade da Separação”. Recomendamos que você procure por um psicólogo infantil para receber um diagnóstico completo e assertivo. Somente um especialista poderá orientar você sobre como lidar com essa situação.

  28. Meu filho acabou de completar 5 anos ia pra escola direitinho, mais de uns 2 meses pra cá começou a perguntar se o final de semana já estava acabando e dizia q sim ele ficava triste e agora faz duas semanas que não quer ir de jeito nenhum. A noite ele fica todo animado e arruma a mochila mais na hora que ele ver o ônibus e começa a chorar e diz que é mto tempo e porque q o irmão chega em casa primeiro que ele. Nossa não sabemos mais o que fazer está mto desgastante.

    1. Oie, Ana! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu relato.
      Sentimos muito pelo que está acontecendo com o seu pequeno.

      Recomendamos que você procure por um psicólogo especializado em comportamento infantil, pois somente um especialista poderá te orientar sobre qual a melhor atitude a ser tomada nessa situação.

  29. Minha filha tem 4 anos, nunca reclamou de ir pra escola.. precisamos viajar por 15 dias e ela véi conosco.. quando retornamos ela n quer mais ir pra escola, todos os dias fica chorosa, fala q quer ficar vendo tv. Fala bem da escola, mais qd vê que se aproxima do horário começa a chorar, dizer q tá com dor na cabeça, na barriga…

    1. Oie, David! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar sua experiência.

      A viagem e o período longe da escola podem ter despertado esse novo comportamento na sua pequena. Nesse caso, recomendamos a procura por um especialista em comportamento infantil para que ele possa passar para vocês um diagnóstico completo, além de instrui-los sobre como agir nessa situação.

  30. Olá!
    Eu me chamo Luciana e estou passando por essa situação só que a minha filha já tem 6 anos de idade e começou a passar por estes momentos de crises. Será que é normal com essa idade? ela ia pra escola tranquila até n sei o que fazer.

    1. Oie, Luciana! Tudo bem?

      Agradecemos por sua mensagem!

      Nesse caso, nossa sugestão é que, além de procurar por um especialista em comportamento infantil, você também entre em contato com os professores da sua filha para que juntos possam ajudá-la a passar por esse momento.

  31. Oi pessoal, sou fã de vocês, inclusive tenho vários livros que eu comprei. Meu relato é que minha afilhada tem 02 anos e 01 mês, eu levava ela pra creche todos os dias, adorava e tinha dias que nem me dava tchau. No final de Dezembro, dia 22/12/22 entraram em recesso, na semana do dia 26/12/22 o pai ficou com ela porque estava de férias. À partir do dia 02/01/23, entrou numa escolinha destinada “férias”, porquê os pais trabalham e eu também, e essa semana foi muito difícil a adaptação dela, chora muito e não quer entrar nessa escolinha, tento explicar pra ela, mas não adianta, as tias dizem que ela chora, mas depois brinca com as outras crianças. Quando a mãe vai buscar ela já vem falando que não quer ir na escolinha e começa a chorar… Isso seria normal? Uma nova escola, novos amiguinhos, outros professores? Ela só vai ficar um mês, até o retorno da outra. Mas é muito difícil e corta o coração de ver ela chorando sentida.

    1. Oie, Marcelo! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente!

      Um novo ambiente com pessoas e colegas diferentes, realmente costuma causar estranhamento nas crianças, além de ocasionar novos comportamentos. Nesse caso, nossa sugestão é que tanto você, quanto os pais da sua afilhada pratiquem a escuta ativa fora dos momentos que envolvem a ida para a nova escolinha para buscar saber como tem sido essa experiência para ela. É válido também consultar especialistas em comportamento infantil para receber orientações de como agir nesse período na nova escola e também na volta às aulas na antiga escolinha.

  32. Meu filho tem 3 anos, está em investigação de TEA, fala poucas coisas e não entende tudo. Foi pra escola e em 2 dias não chorou, no 3 dia choramingou mas foi. No 4 dia, chorou no caminho mas dei colo e foi de casa até a escola no colo, mas chorou quando viu a porta da escola e o abracei, e disse que estava com ele até ele entrar na sala. Mas hoje, no 5 dia só de ver a farda começou a chorar muito, gritar, não consegui vesti-lo, e nem pegar sua mochila. Resultou que ficou em casa, estou arrasada porque tenho medo de atrapalhar a adaptação, só que ele chorou tanto que chegou a ficar roxo, não tive mais forças para tentar fazê-lo ir. Alguma dica? Ele está de férias na terapia, e quando retornará trocará de profissionais.

    1. Oie, Sâmia! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente.

      Nesse caso, a melhor alternativa, além de manter o contato com os especialistas que acompanham seu pequeno para que eles possam orientá-la adequadamente, é praticar a escuta ativa para compreender as expectativas e os desafios do seu filho com o ambiente escolar.

Comments are closed.

Related Posts